Fernando Machado

A Arte de Victor Moreira

A história de uma vida com mais de 60 anos dedicados à arte e à cultura está impressa no livro A arte de Victor Moreira, que será lançado na próxima quarta-feira, às 19h, no Museu do Estado. Escrita pelo encenador e pesquisador Marcondes Lima, a obra apresenta a vida e as muitas contribuições de um dos mais importantes criadores da cena teatral pernambucana, sua atuação no campo da moda, no jornalismo impresso especializado, TV, entre outras linhas de frente abertas ao longo de uma carreira pautada pela liberdade criativa.

O notável figurinista Victor Moreira (Foto: Rogério Alves)

Com 172 páginas e fartamente ilustrado, o livro é resultado de um profundo trabalho de pesquisa realizado durante um ano e meio por Marcondes Lima, que teve como principal fonte de consulta o gigantesco e labiríntico acervo do biografado. Só para a pesquisa do livro, foram digitalizadas 1.500 imagens – das quais cerca de 250 estão na edição. São desenhos, documentos, páginas de jornais, fotografias, estudos e originais de estamparias criados ao longo das últimas décadas por Victor Moreira, que se prepara para comemorar, no dia 3 de março, 84 anos de vida.

Victor Moreira e outro grande figurinista brasileiro Dener (Foto: Reprodução)

O livro traz ainda textos do professor do Curso de Teatro da UFPE Luís Reis e de Syomara dos Santos Duarte Pinto, professora do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Victor nasceu em Olinda e traz da infância muito de sua base artística, influência do avô materno, dono do Cine Olinda. Participou da primeira encenação teatral na adolescência, no Colégio Marista, e no Náutico, clube que frequentava, colaborou na realização das festas de Carnaval e São João.

Victor Moreira diante das câmaras da TV Jornal do Commercio (Foto: Reprodução)

Nos anos 1950, aluno do curso de odontologia na Universidade do Recife, o acaso pontuou o começo de uma trajetória profissional de sucesso no mundo da moda e nas artes cênicas a partir da mobilização de sua turma, que realizou um desfile de modas para angariar dinheiro para desabrigados das chuvas. Com a dificuldade de mostrar seu trabalho às novas gerações, o figurinista Victor Moreira temia ver sua produção ficar esquecida e desaparecer. A publicação editada pela CEPE custa 25 reais (livro físico) e 8 reais (E-book)

Gostou ?
Compartilhe !