Fernando Machado

Thila, José Fernando & Bodas de Ouro

Quem passar pela Rua do Apolo, no Recife Antigo, não pode avaliar, que um casario do final do Século XVIII, no estilo colonial português, que foi uma padaria no Século XIX, um prostíbulo em meados do Século XX, o Restaurante Dom João no final do século e agora é a casa de recepção vipérrima, chamada Casa de Actus, de Marcos Simão e Murilo Amorim. O local é um conjunto arquitetônico formado por quatro pisos de arrancar suspiros dos colecionadores.

a-josé-fernando-thila-rocha

José Fernando e Thila Rocha (Foto: Fernando Machado)

Na sala principal cai do teto um lustre de Bacarat do século XIX. A gente não sabe se olha para as estantes do século XIX, que pertenceram a Livraria Universal, ao recheio de prataria portuguesa e francesa, aos biscuits franceses, ao flautista de mármore do século XIX, as pinhas portuguesas ou a imagem de São José tão antiga quanto o local. Sim ia me esquecendo o espaço dedicado aos achados arqueológicos.

a-cremilda-martins-thila-rocha-marta-petribu

Cremilda Martins, Thila Rocha e Marta Petribu (Foto: Fernando Machado)

Pois foi nesse cenário deslumbrante que Thila e José Fernando Rocha comemoraram suas Bodas de Ouro. Eles nos guiaram numa viagem pelo tempo, ou seja foi um momento de baixar as cortinas para admirar os anos dourados. No dia 5 de dezembro de 1963, Thila subiu ao altar da Ordem Terceira de São Francisco usando um modelo criado por Victor Moreira e confeccionado pela sua mãe, dona Cremilda Martins de Albuquerque (1922/2011).

a-gustavo-cavalcante-shirley-ferreira-costa-fernanda-rocha-cvalcante

Shirley Ferreira da Costa e os netos Gustavo e Fernanda (Foto: Fernando Machado)

O jovem José Fernando Rocha entrou pela nave central do templo muito elegante by Sartoria Perrelli. No altar já estava o Monsenhor José Barbalho que presidiu a cerimônia. Interessante o casamento caiu numa quinta-feira, assim como aconteceu o jantar que os Rocha promoveram para comemorar seus 50 anos de casados. A recepção aconteceu quinta-feira no estilo de gala. Era como se os anos dourados desfilassem diante de nós.

a-eduardo-luciana-thila-sandra-elizabeth-rocha

Thila Rocha com os filhos Eduardo, Luciana, Sandra e Elizabeth (Foto: Fernando Machado)

Thila, estava très chic num modelo de renda bege desenhado pela própria e confeccionado pelo Ateliê de Maria Lima, e José Fernando recebiam os amigos ao lado dos filhos Eduardo, Luciana, Sandra e Elizabeth. A decoração criada por Marcos Simão e Murilo Amorim, com orquidias, rosas e gypsophilas, realçou ainda mais a beleza da Casa de Actus. O cardápio era de se comer rezando para São Francisco. Coquilles Saint Jacques de camarão e lagosta, camarão New Burges e uma mesa de frios compuseram o menu. Não esquecer o tradicional bolo Souza Leão. Tudo isso regado a espumante Pol Clement Brut e usique Johnny Walker Black.

a-marcos-simão-murilo-amorim

Marcos Simão e Murilo Amorim (Foto: Fernando Machado)

Em 1963 a recepção aconteceu no salão de festas da Ordem Terceira de São Francisco e o bolo foi grifado por dona Leonir Asfora. Na comemoração de quinta-feira, o bolo foi de Lucia Cascão, assim como os docinhos. Tudo servido em talheres de prata do século XVIII, porcelanas de Limoges, inglesas, alemãs, tchecas e francesas. Esse ambiente de luxo completava alguns itens da Casa de Actus, como os Bacarás nos lustres e nos candelabros.

a-thila-rocha-daniel

Thila Rocha com o violinista Daniel (Foto: Fernando Machado)

Outro momento emocionante foi quando o violinista Daniel, da Orquestra Criança Cidadã, executou duas peças eruditas, em homenagem ao casal. E tome aplausos. O DJ Morcego completou o fundo musical da noite, com músicas que eternizaram várias epocas. Momentos como estes estão rareando no Recife, mas ainda tem gente de bom gosto e faz o glamour retomar num momento tão pobre de bom gosto. Thila, o Recife agradece por este toque de classe.  

Gostou ?
Compartilhe !