Fernando Machado

Marianne Peretti, la Grande Dame

a-patrice-bonall-marianne-peretti

O cônsul da França Patrice Bonnal e Mariane Peretti (Foto: Fernando Machado)

Está em cartaz na Caixa Cultural, no Recife Antigo, uma das exposições mais gloriosas que o Recife já recebeu. Estamos nos referindo aquele que comemora os 60 anos de vida artista da espetacular artista plástica Marianne Peretti. Uma francesa, filha de mãe francesa e pai pernambucano, cujo talento ultrapassa o território pernambucano. Para variar os donos da cultura do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife não a prestigiaram.

a-iara-dubeux-gracinha-martinet-cremilda-martins-clarice-cavalcanti

Iara Dubeux, Gracinha Martinet, Cremilda Martins e Clarice Cavalcante (Foto: Fernando Machado)

a-adrien-lefévre-fernando-campello

O diretor Adrien Lefévre e o presidente Fernando Campello da Aliança Francesa (Foto: Fernando Machado)

O vernissage dos mais concorridos contou com a presença de muitos jovens, amigos e admiradores da obra da grande dama das artes plásticas. São peças lindas e bem distribuídas. Marianne estava sentada numa das cadeiras criadas por ela mostrava aquele ar que diviniza as divas. Graças ao seu talento o arquiteto Oscar Niemeyer a convidou para criar peças que deram um charme todo especial à Brasília.

a-carlos-ranulpho

O marchand Carlos Ranulpho (Foto: Fernando Machado)

a-ana-beatriz-farias-camerino-neto

Ana Beatriz Farias e Camerino Neto (Foto: Fernando Machado)

Seus vitrais são de a gente ficar babando. Suas esculturas são de a gente querer ficar de joelhos para reverencia-las. Indiferença é o adjetivo que não se aplica aos convidados. Quem estava no Caixa Cultura não se cansava de admirar aquela apoteótica mostra. Seus trabalhos brilham tanto que, para olhar, só de óculos escuros. Sem dúvida foi uma daquelas noites mágicas para ninguém esquecer. E como diria os franceses: faire rêver, ou seja isso nos faz sonhar.

a-anette-schnaider

Anette Schnaider (Foto: Fernando Machado)

a-dora-albuquerque-marianne-peretti

Dora Albuquerque e Marianne Peretti (Foto: Fernando Machado)

Sua última exposição aconteceu em 1980 e agora surge esta notável exposição sob a curadoria de Laurindo Pontes. Até janeiro os pernambucanos poderão admirar a Marianne Peretti – 60 Anos de Arte, que é sem duvida uma daquelas com toque de magia que somente a Marianne sabe executar. A mostra que vai ficar na história da cidade, ficará aberta ao publico até o dia 6 de janeiro, entre 10h e 19h.

a-nilo-roberto-mariane-peretti

O arquiteto Nilo Roberto e Marianne Peretti (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !