Fernando Machado

Marly Mota já é imortal

Academia Pernambucana de Letras, segunda-feira, era cultura só! Graças a posse da escritora Marly Mota na cadeira número 29, que pertenceu a Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo. O Auditório Mauro Mota respirava história. Afinal a nova imortal é viúva do grande escritor Mauro Mota. Cada pessoa que estava na platéia tinha um elo ao passado dos Mota.

m-ieda-lucena-marly-ana-lucia-belo-lucila-nogueira
Ieda Lucena, Marly Mota, Ana Lúcia Belo e Luzilá Gonçalves (Fotos: Fernando Machado)

Quando o host Kirio Muniz de Sá subiu ao palco se dava inicio ao espetáculo das letras. Por lá estavam descendentes dos imortais Gilberto Freyre, Anibal Fernandes, Orlando Parahym, Valdemar de Oliveira, para citar apenas estes. Sem esquecer que a maioria dos acadêmicos da Casa Carneiro Vilela estavam todos atentos para ouvir a nova imortal.

pr-ezilda-goiana-tereza-magalhaes-marly-mota-candida-cairutas
Ezilda Goiana, Tereza Magalhães, Marly Mota e Cândida Cairutas

A escritora e artista plástico, Marly Mota, surgiu no local como uma sílfide ou uma diva dos tempos das listas de elegantes de Altamiro Cunha, Alex e João Alberto, num cortejo do qual participaram os acadêmicos Alex, Marcus Accioly e Antônio Correa. Marly estava chiquésima num modelo verde musgo.

m-alba-castelo-branco-mirela-mota1
Alba Castelo Branco e Mirella Mota

Sentaram à mesa principal a presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco Maria Tereza Magalhães, o escritor e desembargador federal Paulo Gadelha, o bi-imortal da APL e ABL Marcos Vilaça, o presidente, o vice e o secretário da APL, respectivamente, Waldenio Porto, Antônio Correa e Rostand Paraíso, Marly Mota e o senador e bi imortal da APL e ABL Marco Maciel.

m-fatima-quintas-creusa-aragao-nelly-carvalho
Fátima Quintas, Creusa Aragão e Nelly Carvalho

Então vieram os discursos. O primeiro foi Waldênio Porto. Depois o de Marly que foi consagrador. Ela fez um passeio pela sua vida, lembrou Madre Tereza de Calcutá, Gonçalves Maia, Aurélio Buarque de Holanda e claro seu amado Mauro Mota. Foi um speech recheado de saudosismo sem ser piegas. E como manda o ritual acadêmico, traçou um perfil de todos os que já ocuparam sua cadeira. No final foi aplaudida delirantemente de pé.

m-cyl-gallindo-nelson-saldanha
Cyl Gallindo e Nelson Saldanha

Depois veio a parte mais oficial: A entrega do diploma, a assinatura da posse e a colocação do colar acadêmico feito pelo colega da APL, César Leal. Então chega a vez do Marcos Vilaça fazer a saudação para a nova acadêmica. Entre tantas coisas bonitas MV destacou sua elegância, seu lado dona de casa (ela é uma chef de botar muita gente famosa no chinelo) e fez questão de lembrar que MM foi da lista de elegantes de Alex e fez até um apelo ao decano dos colunistas sociais de Pernambuco, que reeditasse tais listas.

m-simone-arruda-eliana-bismara-carneiro
SImone Arruda e Eliana Bismara Carneiro

MV também aproveitou a ocasião para lançar o nome de Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti para disputar uma cadeira da Academia. Caso isso aconteça e então teremos pela primeira vez, na história daquela Casa, marido e mulher imortais. Ela é mulher do acadêmico José Paulo Cavalcanti Filho. Maria Lecticia ficou toda sem graça. Também sugeriu que ela incluisse na próxima edição do seu livro Sabores Pernambucanos a receita, segundo ele da melhor tapioca molhada do mundo, que é preparada por Marly Mota.

m-marly-luciana-mota
Marly e Luciana Mota

E quem pensava que o show tinha chegado ao fim, se enganou. A recepção que aconteceu nos jardins, sob uma imensa tenda branca com mesas espalhadas, foi espetacular. A decoração de Fabiano Reis e Sílvio Medeiros era para ser fotografada para qualquer revista de decoração. Linda, demais.

m-dolly-dalla-nora-inah-coimbra
Dolly Dalla Nora e Inah Coimbra

O bufê da Arcádia estava irrepreensível. Além do coquetel volante foi servido risoto de pato com manga e rotolone de queijo Brie. E a mesa de doces. Gente o que era aquilo! E todos se esqueceram do regime e se lançaram neles. Como não gosto de chocolate fiquei com os docinhos de nozes e damascos. Melhores impossíveis.

m-teresa-edmundo-bosschart
Teresa e Edmund Bosschart

O cerimonial e a organização, do Tatiana Marques Cerimonial e Eventos, foram perfeitos. Como Tatiana, não pode atuar por conta de uma virose, a equipe foi comandada por Diego Santos e Ana Roberta Paes. Informação importante: Tereza Mota, filha de Marly, fez questão de acompanhar e de participar de todos os preparativos.

Gostou ?
Compartilhe !