Fernando Machado

Fé, Paz e protestos

c-protesto7

Este muso veio trazendo a paz (Foto: Zilton Antunes)

Todas as imagens que vi ontem pela televisão foram as mesmas que vi nos anos sessenta. A Policia Militar jogando bombas nos manifestantes que revidavam com pedras. A diferença é estes manifestantes atualmente no poder, na época eram chamados de agitadores. Eles queriam um Brasil melhor. Pelo o que estamos vendo, o melhor para o bolso deles. Pois é, agora essa mesma turma manda a policia para as ruas dá porradas nos jovens.

c-protesto

Capiba ficou cercado jovens da paz (Foto: Zilton Antunes)

Claro que tem os vândalos e muitos deles de encomenda para desviarem as atenções dos protestos. Acontece que os verdadeiros manifestantes querem que os políticos roubem menos, diminua o nepotismo, transportes de qualidade, hospitais, ensino correto, e escolas profissionalizantes. E isso consequentemente vai diminuir a violência. Não levar para frente a Lei da Cura Gay, isso é coisa de bicha enrustida. Essas são iguais ao Félix, da novela Amor à Vida.

c-protesto2

O cortejo de manifestantes tomaram todos os espaços da Conde da Boa Vista (Foto: Zilton Antunes)

A passeata no Recife, ontem, foi linda e pacifica. As chuvas caíram somente à noite. Acho que choravam porque alguns bandidos se infiltraram no protesto, mas a lua quarto crescente surgiu no céu logo às 15h, para testemunhar os jovens recifenses virando uma nova página na história deste país. Pela primeira vez na minha vida vi o povo contra todos os partidos políticos brasileiros. Pois é, a fé continua removendo montanha.

c-protesto5

Os cartazes mostram a repudia de todos pelos políticos (Foto: Zilton Antunes)

Cerca de 100 mil pessoas invadiu o Recife, a partir da Praça do Derby, seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista, -aquela que o prefeito depredador do PT, João Paulo, quando prefeito a destruiu -, até chegar ao Marco Zero. Durante esse percurso, seis a sete quilômetros, não registramos nenhum incidente grave, tão pouco a presença de políticos ou bandeiras e símbolos de qualquer partido.

c-protesto6

Era o Brasil mostrando sua cara (Foto: Zilton Antunes)

Apenas jovens, que até então, não tinham se pronunciado sobre os desmandos dos políticos, sobretudo com relação à necessidade de uma reforma política e de uma rigorosa investigação de irregularidades nas obras das copas, tornar a corrupção um crime hediondo, acabar com o foro privilegiado dos políticos eleitos, a rejeição da PEC 37, entre outras reivindicações.

c-protesto3

Novamente cartazes espirituosos (Foto: Zilton Antunes)

No Marco Zero os manifestantes jogaram seus cartazes no chão e cantaram, com toda força, o Hino Nacional. Foi lindo demais. E como a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco faz mais marketing do que segurança, obrigou os soldados da Policia Militar de Pernambuco usarem uma braçadeira branca com o nome paz em preto e até flores brancas. Além de alterar o uniforme a iniciativa não esconde o oportunismo do pai da ideia.

c-recife

Lembra o Galo da Madrugada mas, não é (Foto: Face)

Gostou ?
Compartilhe !