Fernando Machado

Parabéns, José Menezes!

O blog deita o tapete vermelho hoje para um dos maiores maestros de Pernambuco, pois muitas de suas músicas eternizaram os carnavais do Recife. Depois de Nelson Ferreira foi ele quem incluiu versões de músicas de sucesso nos bailes dos nossos carnavais. Em 1968 no Carnaval do Internacional levou os foliões à loucura tocando Pata Pata, de Miriam Makeba. Estamos nos referindo ao maestro José Menezes que nasceu em Nazaré da Mata dia 12 de abril de 1923. Portanto hoje este ícone pernambucano apaga 80 velinhas.

jm-capiba-gillene-carlos-costa-jose-menezes

Capiba, Gillene e Carlos Costa com José Menezes (Fotos: Arquivo)

Incursionou na música aos oito anos de idade. Até 2002 tinha gravadas 64 composições. Em março de 1943 veio para o Recife a convite do maestro José Maria de Padua Walfrido passando a atuar na Jazz Band Acadêmica de Pernambuco. Em 1949, foi convidado pelo maestro Nelson Ferreira, para integrar como saxofonista, clarinetista, e arranjador na Orquestra da Rádio Clube de Pernambuco. Ai começa sua vida profissional como músico.

jm-jose-menezes-bibi-ferreira-21-01-68

José Menezes sendo entrevistado por Bibi Ferreira, em segundo plano José Sales e Dirce, em 1968 

Em 1954 estagiou na Rádio e Televisão Tupi em São Paulo. De volta ao Recife fundou sua banda que posteriormente virou orquestra. Menezes compôs em 1949 seu primeiro frevo, Sofrendo é que se Aprende e em 1953, seu primeiro frevo-canção, Boneca, em parceria com Aldemar Paiva, foi gravado. Além da música José Menezes enfrentou outro desafio o de estudar Direito, formou-se em 1980 pela Faculdade de Olinda. Com o diploma foi nomeado Procurador da Sunab onde ficou até se aposentar.

jm-josé-menezes-orquestra-6-9-1967

José Menezes com Doris Sandra e sua Orquestra em 1967

Em 1960 estréia com sua orquestra no réveillon do Clube Internacional do Recife. Depois alternou com a Orquestra de Zacarias do Rio de Janeiro, no Bal Masqué. A partir de 1973, o clube deixou de contratar orquestras do sul para colocá-lo no comando das suas festas. Também animava as prévias do Cabanga Iate Clube (Baile em Preto e Branco, Carnaval começa no Cabanga e Carnaval em Tecnicolor).

jm-radio-tupy-rio-julho-1950

Menezes na Orquestra de Nelson Ferreira, em 1950 

A partir de 1974 a Orquestra de José Menezes troca o Internacional pelo Português a fim de animar seus carnavais, algumas vezes se dividindo o palco com a Orquestra Tabajaras, de Severino Araujo. Enquanto sua orquestra existiu tocou em todos os Bailes Municipais do Recife, ao lado das de Guedes Peixoto e Fernando Borges. Participou do I Vôo do Frevo, no Rio de Janeiro promovido pelo Clube Internacional, quando foi entrevistado nos programas de Flávio Cavalcanti e Bibi Ferreira.

jm-raimundo-campos-luiz-gonzaga-sivuca-capiba-josé-menezes-luiz-bandeira-18-8-1987

Raimundo Campos, Luiz Gonzaga, Sivuca, Capiba, Menezes e Luiz Bandeira, em 1987

Também participou do Vôo do Frevo de 1996, em Las Vegas, do de 1997 em Miami e com direito a uma festa a bordo do transatlântico Ecstasy durante o cruzeiro pelas Bahamas. Em 1999, por proposta do vereador José Neves Filho foi Cidadão do Recife e em 2000 foi o homenageado do Carnaval do Recife. Seus 80 anos não foram lembrados pelo Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Cabanga, Internacional e Português. Recife é realmente uma cidade muito ingrata.

Gostou ?
Compartilhe !