Fernando Machado

Oscar de 1929

A festa da entrega do primeiro Oscar aconteceu no dia 16 de maio de 1929. Tudo aconteceu durante jantar no Blossom Room, do Hollywood Roosevelt Hotel. A cerimonia que durou de 15 minutos foi a mais curta da sua história. Cerca de 250 pessoas compareceram no local, pagando 5 dólares. Diferente das futuras edições, os vencedores eram anunciados meses antes da cerimônia e divulgados pela imprensa. Os envelopes selados somente surgiram a partir de 1941. Foi a única edição em que não houve transmissão ao vivo.

o-festa-Oscar29

A elegante entrega do Oscar no Hollywood Rooselvet Hotel (Foto: Divulgação)

O júri formado por cinco pessoas escolhiam os melhore nas 12 categorias, além de premios especiais para os Irmãos Warner, por produzirem o primeiro filme falado da história do cinema, The Jazz Singer, e para Charles Chaplin, por atuar, escrever, dirigir e produzir o filme The Circus. The Jazz Singer não concorreu ao Oscar de Melhor Filme porque a Academia de Artes e Ciências Cinematograficas, fundada em 11 de maio de 1927, por considerar injusto que um filme falado concorresse com filmes mudos. Chaplin foi impedido de concorrer ao de Melhor Ator, pelo fato do júri favorecer os filmes dramáticos em detrimento dos cômicos.

o-emil-jammings

Emil Jannings ganhou o Oscar de Melhor ator  (Foto: Divugação)

Naquela noite de 1929 foi apresentado o Melhor Filme para Asas, o Melhor Filme (Produção de Qualidade Artística) foi para Aurora, o melhor Diretor (Drama) para Frank Borzages por Sétimo Céu, o Melhor Diretor (Comedia)  para Lewis Milestone por Dois Cavaleiros Árabes. A estatueta de melhor ator foi Emil Jannings por Tentação da Carne e The Last Command e a de melhor atriz foi para Janet Gaynor por Sétimo Ceu, Anjo da Rua e Aurora.

o-douglas-fairbanks-janet-gaynor

Douglas Fairbanks entrega o Oscar para Janet Gaynor (Foto: Divulgação)

Na seqüência tivemos como Melhor Roteiro Original o de Ben Hecht, o Melhor Roteiro Adaptado o de  Benjamin Glazer por Sétimo Céu, a Melhor Entretilagem coube a Joseph Farnham, o prêmio de Melhor Engenharia de Efeitos foi para Roy Pomeroy por Asas, a de Melhor Fotografia foi para Charles Rosher e Karls Struss de Aurora e finalmente o Oscar de Melhor Direção de Arte foi para William Cameron Menzie por The Dove e Tempestade.

Gostou ?
Compartilhe !