Fernando Machado

A 1ª Benção de São Felix de 2013


Leila Queiroz, Monsenhor Lino e Jô Mazzarolo (Foto: Fernando Machado)

Cerca de 20 mil fiéis participaram da primeira benção de São Félix, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, sexta-feira. A primeira missa aconteceu às 6h sob a presidência do Provincial Frei Francisco Barreto e a última às 17h, tendo a frente Monsenhor Lino Rodrigues, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife.


Freis Antonio Matalane, Luiz de França Fernandes, Gianfranco Palmisiani e Francisco Barreto (Foto: Fernando Machado)

A Missa das 17h foi concelebrada pelos Freis Luiz de França Fernandes (reitor da Basilica), Gianfranco Palmisiani e Antonio Matalone, que vieram de Roma, na Italia, especialmente para o evento. O comentarista da cerimônia foi o Frei Cláudio Simões. A primeira leitura foi feita por Tereza Nunes Carvalho. O Salmo foi cantado por Frei Luiz de França Fernandes.


O músico Luiz Claudio da Silva (Foto: Fernando Machado)

A aclamação do Evangelho e a homilia foram feitas por Monsenhor Lino Rodrigues. O ministério musical, por sinal excelente, foi com o violonista Luiz Cláudio da Silva. Logo após a cerimônia religiosa, vários frades aspergiram água benta e davam a unção do óleo de São Felix aos fiéis. No encerramento tivemos a execução do Hino do Santo e na seqüência a música Marcas que Se Foi.


Os pós-noviços Valter, Fabiano e Diego com Frei Francisco Barrreto (Foto: Fernando Machado)

Terminada a parte religiosa, Frei Francisco Barreto e Frei França movimentaram um jantar, no claustro do convento, em homenagem à comitiva que veio de Roma, formada pelos freis Gianfranco Palmisiani e Antônio Matalone, além dos leigos Enrico Ciancarini, Cristina Conti e Elisa Persieri. Antes da degustação Frei França interpretou a canção Benza Deus quanta comida na mesa. Abençoa Senhor, estes dons. Que beleza!.


Freis Antonio Matalone, Luiz de França Fernandes e Gianfranco Palmisiani diante do altar (Foto: Fernando Machado)

E coube ao Provincial da Ordem dos Capuchinhos, Frei Francisco Barreto recitar o Padre Nosso. O bufê assinado por Radameris Tavares e Isabela Buarque era de se comer rezando. No cardápio rocambole de carne, filé de tilápia, filé ao molho madeira, macarrão colorido ao molho de tomate e estrogonofe de frango. Como sobremesa pudim e bolo de ameixa, este último da Fátima Bolo.


Frei Jociel Gomes com Elisa Persieri, Cristina Conti e Enrico Ciancarini no claustro (Foto: Fernando Machado)

Entre as presenças anotamos também freis José, João Bosco, Genivaldo, Diniz, Cláudio, Nivaldo, Valter, Fabiano e Diego. Informação importante: Freis Gianfranco e Antonio trouxeram de Roma um relicário do Século XVIII com uma relíquia de São Felix, além de óleo de presentes para a Basilica. Ambos da região onde está enterrado o Santo.


O relicário e vaso com o óleo de São Felix (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !