Fernando Machado

Rio São Francisco por Ronaldo Fraga

Situado no Marco Zero do Recife, onde no inicio do século XIX era a Praça da Estrela, de lá saiam as principais vías de circulação da cidade. Nas avenidas que ficavam em frente à praça, foram construidos quatro grandes edificios no estilo eclético parisiense. Um deles se tornou sede do London & River Plate Bank, instituição bancária que chegou a Pernambuco também naquele século.


Ronaldo Fraga à côté Ivana (Foto: Fernando Machado)

O prédio tinha sua decoração inspirada nas sedes do Rio de Janeiro e Buenos Aires. Quando o banco inglês encerrou suas atividades, nos anos 30, o local passou a abrigar o Bandepe até 1970. Em 1999, o espaço foi recuperado em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Então no dia 15 de abril de 2000, o edificio de quatro andares passava a se chamar de Santander Cultural.


Paula Nader e Carlos Trevi (Foto: Fernando Machado)

Pois bem foi nesse monumento histórico que aconteceu o vernissage Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga. A mostra que ficará aberta ao publico até o dia primeiro de fevereiro de 2013 é uma maravilha. A montagem de caráter cultural-educativo inclui 15 ambientes com arte contemporânea, ilustrações, vídeos, instalações interativas e roupas e tem como objetivo levar ao público um pouco da riqueza do São Francisco a partir do olhar particular do estilista Ronaldo Fraga.


Tatiana Marques e Rogério Tavares (Foto: Fernando Machado)

Uma vez no Recife, a novidade fica por conta da participação do artista plástico Leo Santana, responsável pela criação do espaço São Francisco e as Carrancas com peças desenvolvidas junto à comunidade da Bomba do Hemetério. A ideia de montar a exposição surgiu em 2008 durante viagem a bordo do vapor Benjamim Guimarães, o único do gênero ainda em atividade no mundo.


Leopoldo Nóbrega (Foto: Fernando Machado)

Na ocasião, o estilista reunia referências para a coleção São Francisco, desfilada na São Paulo Fashion Week, primavera/verão 2008/2009, e exposta no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio. Foi esse envolvimento, confessa Ronaldo, iniciado quando criança, nas pescarias do meu pai em Pirapora, que me fez transformar o desfile em exposição, dois anos depois”.


O coiffeur Leo Silva diante no espaço de São Francisco (Foto: Fernando Machado)

Recebendo os convidados estavam Ronaldo Fraga, Carlos Trevi e Paula Nader do Santander além de Rogério Tavares da Fiat, que patrocina a mostra. A mestre de cerimônia foi Tatiana Marques que convidou para falarem Paula Nader, Rogério Tavares e Ronaldo Fraga. No final tivemos um show no terraço do Santander Cultural com Zé Cafofinho e banda tendo como convidado especial o seu pai Gaspar Andrade.


Alessandro Numa ouvindo Maria Bethania (Foto: Fernando Machado)

Entre estes ambientes destacamos a memoria e a devoção, a voz do Chico (mostrando roupas que falam, onde o convidado ao colocar o ouvido nos vestidos ouve Maria Bethania declamando Carlos Drummond de Andrade), do convés ao Vapor observamos as faces do rio, o painel de lendas, a pescaría, as cidades submersas e o Chico e suas carrancas. O bufê assinado por Conceição Vieira, da Boulevard Recepções, era de se comer rezando ao Velho Chico.


Zé Cafofinho e banda além de Gaspar Andrade (Foto: Antonio Henrique)

Os 500 convidados puderam degustar canapés de carpaccio com molho de alcaparra e lascas de parmesão, saladinha de bacalhau com olivas negras, stick de morando com queijo Golda, stick de uva com queijo gorgonzola, mini biju com creme de queijo coalho, mini cuscuz com carne seca desfiada servido em panelinhas, cubinhos de queijo coalho com melaço, cestinhas de Phylo com creme de siri ou com cordeiro e geléia de menta.


Conceição Vieira que chefiou o cardápio (Foto: Fernando Machado)

Ainda tínhamos mini quiches (bacalhau, cebola e tomilho, e queijo e presunto), trouxinhas folhadas (de siri e de maçã com canela), pastelzinho folhado de bacalhau, bruschetta de presunto Parma e cogumelos ao pesto, além de mini empratados (mariscada à pernambucana e gratinado de carne seca). Tudo isso regado espumante RioSol, do Vale de São Francisco.

Gostou ?
Compartilhe !