Fernando Machado

Fábrica de Criação Popular de Triunfo

t-josias-tide-albuquerque-nivaldo-pereira
Josias e Tide Albuquerque com Nivaldo Pereira (Foto: Fernando Machado)

A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim. Tudo era igual. A gente vai crescendo e o tempo passa, mas nunca esquecemos a felicidade. Aquela que encontramos em algum lugar do passado. Roubei algumas frases da música A Praça de Ronnie Von para começar meu texto sobre a inauguração a Fábrica Popular de Triunfo.

t-banda2
A Banda Isaias Lima (Foto: Fernando Machado)

O evento aconteceu no final da tarde quinta-feira, na Praça da Bandeira, no centro de Triunfo tendo como testemunhas a lua quarto minguante e o céu estrelado. No sertão, céu é mais bonito, as estrelas surgem em grande quantidade e parecem que brilham muito mais. A fábrica funciona onde foi uma cadeia inaugurada em 1893 e que ficou desativada faz algum tempo.

t-evanildo-fonseca-padre-edilberto-brasil-de-sa-tc-bomeiro-carlos-martins
O secretário Evanildo Fonseca, Padre Edlberto e o coronel Carlos Martins (Foto: Fernando Machado)

Agora tenho que recorrer A Banda do Chico: “A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu / Minha cidade toda se enfeitou / Pra ver a banda passar cantando coisas de amor / Mas para meu desencanto / O que era doce acabou / Tudo tomou seu lugar / Depois que a banda passou.” Realmente ali tudo nos remetia às festas do interior. O host lembrando o nome das autoridades. Somente não estava por lá o prefeito porque é candidato à reeleição.

t-xaxado
O Xaxado Luiz Pedro (Foto: Fernando Machado)

Depois que a centenária Banda Isaias Lima regida pelo maestro Lucivaldo Ferreira, tomou seu lugar na Praça da Bandeira, surgiu o Xaxado Luiz Pedro, tendo à frente Diana Rodrigues e Os Caretas, lindas figuras folclóricas do carnaval da cidade invadiram a Praça pipocando o relho, o mestre de cerimônia Tiago Andre deu inicio a solenidade. O primeiro convidado para ficar em frente à Fábrica foi o presidente da Fecomercio de Pernambuco, Josias Leite, o vitorioso artesão daquela beleza toda.

t-caretas1
Os Caretas deram um toque de carnaval ao evento (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !