Fernando Machado

Voltei Bandeira!

A missa de sétimo dia da viúva do compositor Luiz Bandeira, Iracema, realizada ontem, na Igreja Matriz de São José, foi muito bonita e simples. O padre José Augusto, pároco da matriz desde o dia 3 de janeiro de 1971, presidiu a cerimônia. Sua homilia foi irrepreensível com um pouco de recordações do Voltei Recife.

missa-glaucia-luiz-bartolomeu-jose-augusto-marius-leonardo
Glaucia e Luiz Bartolomeu Bandeira, padre José Augusto, Marius e Leonardo (Fotos: Fernando Machado)

A Matriz de São José, que tem o estilo neo clássico, criada em 1844 teve sua pedra fundamental colocada no dia 8 de setembro de 1845. A inauguração durou dois dias, 7 e 8 de dezembro de 1864, e foi presidida pelo Deão Farias, pois o bispo, Dom João Marques da Purificação Perdigão (1831-1864) tinha falecido poucos dias antes.

missa-marius-zezita-barbosa-luiz-bandeira
Marius Bandeira, Zezita Barbosa e Luiz Bartolomeu Bandeira

No final da missa, Padre José Augusto, homenageou à família de Iracema e Luiz Bandeira, trazendo para o altar o livro do registro de casamento deles oficiado pelo Padre Manoel Leonardo Barreto. A cerimônia aconteceu na Matriz de São José no dia 16 de junho de 1947. Foi um momento muito emocionante.

missa-claudionor-germano-leonardo-silva
Claudionor Germano e Leonardo Silva

Participaram do encontro os filhos Marius (reside na Bahia), Luiz Bartolomeu com a esposa Gláucia e o filho Leonardo (moram em Minas Gerais), a viúva de Capiba, Zezita Barbosa, o cantor Claudionor Germano e o pesquisador Leonardo Silva, além de uns 20 amigos. E tempo: No retábulo da Matriz de São José repousa um maravilhoso crucifixo de marfim.

Gostou ?
Compartilhe !