Fernando Machado

Encerramento do mês mariano em Umburana

b-pifanos
Padre Airton Freire com a Banda de Pifanos (Fotos: Fernando Machado)

Passava das 18h30 quando Bernadete Costella, Elizabete Foppa e eu a bordo do carro da jornalista Jô Mazzarolo deixamos a Casa de Retiro com destino a cidadezinha de Umburanas, em Sertânia, duas léguas da Capela da Sagrada Família, em Arcoverde. Conosco um cortejo do povo de Deus, quando anotamos Flávia e Sergio Mota, formado por cerca de 80 pessoas para assistir o encerramento do mês Mariano, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

b-nossa-senhora-da-conceicao1
A primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição

A capela foi construída no século passado pelo fazendeiro Severiano Dias Filho. A primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição tem 300 anos, mas é guardada na casa da nora dele. Somente em dias de festas, como esta ela fica repousando no altar. A noite estava linda. O céu estava todo estrelado e as estrelas do Sertão parecem ter mais brilhos, rodeando uma lua quarto minguante.

b-nossa-senhora-conceicao
O andor de Nossa Senhora da Conceição

Não chovia o que deu mais beleza ainda à Procissão de Nossa Senhora da Conceição. Essa festa tem raízes portuguesas, com andor, bandeiras, crianças vestidas de anjos e foguetórios. Os recifenses se juntaram aos nativos andando atrás do andor cantando “Dai-nos a bênção, oh mãe querida / Nossa Senhora Aparecida / Dai-nos a bênção, oh mãe querida / Nossa Senhora Aparecida / Sobre esse manto o azul do céu / Guardai-nos sempre no amor de Deus.”

b-djalma-godoy-flavia-arruda-graca-barros
Djama Godoy e Flávia Arruda com Graça Barros

Um detalhe interessante ao invés de Banda Música era uma Banda Pifanos que acompanhava a procissão. Depois de percorrer a rua principal de Umburanas a procissão chegou ao átrio da Capela e todos cantavam “Dai-nos a benção ó virgem mãe penhor seguro do sumo bem. Maria é bela mimosa flor e nossa esperança.” E Padre Airton lá estava feliz da vida.

b-jo-mazzarolo-anjos
Jô Mazzarolo entre os anjos

A capela comportava 100 pessoas acho que tinha quase o dobro, afinal de contas eera o encerramento do mês de mariano. A comentarista foi Ana Luiza Vasconcelos, a primeira leitura foi feita por Mércia Barros, o salmo foi cantado por Genelva de Souza que tem uma voz linda e a oração da assembléia coube a Fátima Negri.

b-kika-andre-leandro
Kika e André Leandro

Terminada a missa aconteceu a Banda de Pifanos foi até ao altar reverenciar Nossa Senhora e depois aconteceu uma encenação com crianças de Umburanas e na seqüência uma rifa, cantada por Paulo Roberto Santos, de um bode. O vencedor foi o tricolor Paulo Bacelar que o doou para a Fundação Terra. Depois as ovelhas voltaram para a Casa de Retiro, encerrando o segundo dia retiro.

b-genalva-de-souza
A cantora religiosa Genalva de Souza

Gostou ?
Compartilhe !