Fernando Machado

O Cisne Branco

m-martha-ricardo-padilha
Martha e o comandante Ricardo Pinheiro Padilha (Fotos: Fernando Machado)

O pátio interno da Capitania dos Portos de Pernambuco, no Recife Antigo, ontem, estava lotado de autoridades civis e militares para testemunharem a cerimônia de transmissão de cargo da Capitania dos Portos de Pernambuco. Na ocasião o Capitão-de-Mar-e-Guerra Mauro José da Silva Gonçalves passou as funções para o também Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Pinheiro Padilha.

m-jorge-aragao-airton-pinhocarlos-russel
Jorge Aragão, o almirante Airton Teixeira Pinho Filho e Carlos Russell

O vogal, na linguagem da Marinha, e mestre de cerimônias, para nós, foi a tenente Helenide Gomes. A solenidade foi presidida pelo governador em exercício desembargador Jovaldo Nunes Gomes e pelo comandante do III Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho, que veio de Natal especialmente para o evento.

m-marcelo-aguiar-cileia
Cileia, que foi homenageada pelo seu aniversário e o general Marcelo Aguiar

Primeiro foi executado o Hino Nacional pela Banda do CMNE e depois feita à leitura da portaria de exoneração e nomeação do Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, a leitura da Ordem de Serviço do Capitão dos Portos Exonerado, a leitura da Ordem de Serviço do Comandante do III Distrito Naval, essa lida pelo comandante Carlos Rafael Barros de Toledo.

m-felipe-rachel-marcia-mauro-goncalves
O comandante Mauro e Marcia Gonçalves com os filhos Felipe e Rachel

Falaram na cerimonia o comandante exonerado e o seu sucessor. Ao som do Cisne Branco aconteceu a investidura no Cargo e finalmente a entrega da Bandeira Insígnia utilizada pelo Capitão dos Portos. Mauro Gonçalves recebeu o distintivo de comando prateado de sua esposa Márcia e o substituto, Ricardo Padilha, o distintivo de comando ouro entregue pela esposa Martha que nasceu em Pernambuco e é jornalista.

m-glaucia-nilson-ananias
Glaucia e o general Nilson Ananias

Já estava anoitecendo quando foi servido o coquetel grifado por Josy Martins. Os convidados degustaram uma tábua de queijos (emental, gorgonzola e parmesão), mousse de bacalhau com torradas, carpaccio de filé com alcaparra e torradas de ervas, filé de salmão inteiro ao molho de maracujá, olivas negras, champignons, tomate seco em conserva, agulha branca empanada.

m-zenyr-fernando-ferreira
A jornalista Zenyr e o general Fernando Ferreira

Ainda sobre a mesa tinhamos uma tábua de blanquet de peru defumado, salaminho italiano, lombinho canadense e presunto suino, terrine de seri gratinado com queijo de manteiga e terrine de carne seca com purê de abobora e lasca de queijo parmesão, tempurá de camarão crocante e molho picante, camarão crocante na massa folhada com molho agridoce e camarão ao champanhe e arroz com amêndoa.

m-arthur-carvalho-joezil-barros
O advogado Arthur Carvalho e o presidente do Diário de Pernambuco Joezil Barros

Gostou ?
Compartilhe !