Fernando Machado

Blog

O Concerto do IAHGP

A presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Margarida de Oliveira Cantarelli, está de parabéns pela curta, mas bem elaborada programação para festejar os seus 150 anos de fundação da enditade. O encerramento aconteceu domingo às 17h, na Concatedral da Madre Deus, com o notável concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música.

c-concerto
Accioly regendo a Orquestra na Madre Deus (Fotos: Fernando Machado)

O templo do século XVIII, no estilo Maneirista cujo altar-mor é deslumbrante recheado de talhas barrocas, estava lotado. A orquestra sob a regência do Maestro José Renato Accioly apresentou um programa para todos gritarem Bravo! Primeiro tivemos a abertura da ópera Os Mestres Cantores de Nuremberg, de Richard Wagner e Valsa Verde de Capiba com arranjo de Marco César.

c-jose-renato-accioly-margarida-cantarelli-sidor-hulak
José Renato Accioly, Margarida Cantarelli e Sidor Hulak

Na segunda parte somente peças do Maestro Clóvis Pereira, como Mourão, No Reino da Pedra Verde e Prinspo Alumino. Na terceira parte obras de Inaldo Moreira, e teve como solista, o clarinetista Davi Campos. Primeiro Concertino para clarineta e orquestra, Abertura, Tapioca com Coco, a valsa Tapioca com Catupiry e encerrou com o frevo Beethoven Comendo Tapioca, por sinal fantástico.

c-davi-campos-inaldo-moreira
Davi Campos e Inaldo Moreira

O público ovacionou a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, formada por 75 músicos, para orgulho do diretor Sidor Hulak, que estava lá, prestigiando seus artistas. Tanto que a Orquestra voltou para executar a Rapsódia Pernambucana de Clóvis Pereira. Foi de arrepiar. Margarida que além de desembargadora federal é uma excelente pianista, estava radiante.

c-marieta-borges-alaide-rodrigues-ieda-lucena
Marieta Borges, Alaide Rodrigues e Ieda Lucena

Entre as presenças lembramos Waldenio Porto, Ramires Cotias Teixeira, José Luiz da Mota Menezes, Arno Wehling (presidente do Instituto Histórico Brasileiro), Nelly Carvalho, Marieta Borges, Ieda Lucena, Creusa Aragão, Alaide Rodrigues, Silvia Carvalheira, Lúcia Marques, Heliana Coutinho, Paulo Maranhão, Maria Betania e Willem Muller.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.