Fernando Machado

100 anos da Padroeira do Recife

Foi um dia especial para o Recife o de quinta-feira. Cerca de 80 mil pessoas invadiram as Avenidas Nossa Senhora do Carmo e Dantas Barreto para louvar a sua Padroeira. Foi um misto de fé, de esperança e de caridade do povo de Deus. Tudo embalado por muitas bênçãos. São Pedro colaborou, pois foi um dia de sol. Dom José Cardoso foi ovacionado pelos fiéis, durante o trajeto da procissão. Algumas vezes foi obrigado a parar, cumprimentar e ser fotografado ao lado deles.

c-fieis-louvor
Os fiéis louvam Nossa Senhora do Carmo (Fotos: Fernando Machado)

Dom José Cardoso esteve sempre acompanhado do bispo de Petrolina, e seu irmão, dom Paulo Cardoso e do reitor da Basílica do Carmo, frei Paulo Fernando. Ao anoitecer, tendo uma lua quarto minguante por testemunha, o andor de Nossa Senhora do Carmo, belíssimo, surgiu no Pátio do Carmo com todo esplendor. Ele parecia flutuar naquele mar de gente, que era outro espetáculo.

c-paulo-jose-sals-paulo
Frei Paulo Fernando, Dom José Cardoso, Frei Sales e Dom Paulo Cardoso

Na sua homilia Dom José, visivelmente emocionado, lembrou que foi na basílica, em 1951, que fez sua profissão religiosa como Carmelita. Explicou o valor do escapulário. Quem usa o escapulário está blindado, exaltou. Convocou os fiéis para a posse do seu sucessor, Dom Fernando Saburido, seu ex-bispo auxiliar. Foi Dom José presidiu a cerimônia de entronização de Dom Fernando como bispo. E agora vai entregá-lo o báculo. Afirmou que estava deixando depois de 24 anos, a função de arcebispo, porque nada é eterno apenas Deus.

c-andor
O andor com a imagem de Nossa Senhora do Carmo

O arcebispo de Olinda e Recife estava num dia de muita tranqüilidade. Apesar do seu estilo sisudo notava-se sua emoção, principalmente pela ovação que recebeu da multidão. Não se esqueceu de defender os dogmas da Igreja Católica. Durante a missa solene, o reitor da Basílica, Frei Paulo, leu a mensagem enviada pelo Papa Bento XVI, concedendo uma benção apostólica ao Recife, ao povo fiel e à comunidade dos frades Carmelitas, pela data tão importante para os verdadeiros Católicos.

c-frei-dennys-banda
Frei Dennys e sua banda

Após o evento aconteceram shows musicais, quando destacamos o do Frei Dennys e sua banda e o de Frei Damião, acompanhado dos seus convidados a cantora Cristina Amaral e Dudu do Acordeom. De parabéns o 16º Batalhão de Policia Militar, leia-se o comandante Flávio Tavares Vieira, pelo excelente trabalho de segurança da festa.

c-damiao-cristina-amaral-dudu
Frei Damião ao lado da cantora Cristina Amaral e Dudu do Acordeom

Informação importante: A imagem de Nossa Senhora do Carmo e o menino de Jesus, que fica no altar mor, usaram, somente naquele dia, a coroa de ouro presente dos recifenses em 1909. Mais bonita impossível. Poucas pessoas puderam admirá-la. É bom frisar que esta reliquia é guardada num cofre forte fora da Basílica.

Gostou ?
Compartilhe !