Fernando Machado

Viva Nossa Senhora do Carmo!

c-dom-jose
Dom José Cardoso Sobrinho (Foto: Fernando Machado)

Finalmente chegou o grande dia para o Povo de Deus. Estamos nos referindo à solene comemorativa dos 100 anos da Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo, Mãe e Patrona da Ordem do Carmo e Excelsa Padroeira da Cidade do Recife. A partir das 5h e até as 12h serão oficiadas Missas na nave central da Basílica e no Claustro do Convento do Carmo, como também atendimento de confissões.

c-frei-sales2
Frei Francisco de Sales (Foto: Fernando Machado)

A Missa das 8h será presidida pelo Frei Paulo Fernando de Moura, Reitor da Basílica e animada pelo Coral do Carmo do Recife. A Missa das 10h será Solene sendo presidida pelo Prior Provincial dos Carmelitas, Frei Francisco de Sales e animada pelo Coral Vozes de Maria. Às 15h30 Missa Campal presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho.

c-frei-paulo-fernando-de-moura
Frei Paulo Fernando de Moura (Foto: Fernando Machado)

Às 6h30 acontece a 425ª tradicional procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas ruas do Recife. A Berlinda, onde repousará a imagem de Nossa Senhora do Carmo, terá cinco metros de altura. O destaque será a réplica da coroa que os recifenses doaram a Nossa Senhora do Carmo em 1909, sobre uma almofada de veludo vermelho.

c-n-s-do-carmo-ilzo-jose
A imagem de Nossa Senhora do Carmo que sairá na procissão (Foto: Ilzo José)

O decorador Carlos Ivan vai usar mil gladíolos, oito mil celsas, 600 rosas brancas, 300 boca de leão, 300 angélicas, e 20 pacotes de monsenhor Calabria. Dois rapazes farão a guarda de honra e sem esquecer um galhardete com os dizeres: Padroeira nós te proclamamos.

c-frei-dennys-nunes-pimentel-damiao
Frei Dennys e Frei Damião (Foto: Cyntia Carvalho)

Às 19h30 Liturgia de encerramento da Festa com a palavra final do Arcebispo Metropolitano e a Consagração do Recife à Nossa Senhora do Carmo. É última cerimônia de Dom José, como Arcebispo de Olinda e Recife.

c-carlos-ivan
O decorador Carlos Ivan Vieira de Mello (Foto: Fernando Machado)

E às 21h temos um show muito esperado pelos fiéis. Sobem ao palco instalado no Pátio do Carmo Frei Dennys e Frei Damião. Nem precisa dizer que eles vão arrasar quarteirão. A propósito Frei Damião presidirá as missas das 5h e das 15h.

Gostou ?
Compartilhe !