Fernando Machado

Meyriane e Mário na Ordem Terceira

Em 1577 Dona Maria Rosa mandou construir em Olinda, o prédio primitivo que em 1585 doa aos Franciscanos. Depois, em 1596, se torna uma escola dos Cursos Superiores do Estado e em 1631 é destruído por uma incêndio que devastou Olinda. Em 1700 o convento é reconstruído com a forma atual. De 1754 a 1898 o espaço vira sede do Seminário Diocesano e a partir de 1904 é restituído aos franciscanos, quando o arcebispo era Dom Luiz Raimundo da Silva Britto.

ca-altar
Mario e Meyriane diante do padre Ivan (Fotos: Fernando Machado)

Pois bem a Ordem Terceira de São Francisco, de Olinda, é o primeiro convento franciscano do Brasil. No estilo barroco o local é de uma beleza quase indescritível. Seus azulejos datados do século XVIII vieram de Portugal e reproduzem cenas encontradas nas obras de artistas italianos. Os azulejos da igreja retratam cenas bíblicas da vida de Nossa Senhora, São José e do Menino de Jesus.

ca-mario-jorge-meyriane
Mário Jorge e Meyriane na hora do sim

O altar-mor é dedicado à Nossa Senhora das Neves e ao seu lado estão imagens de Santo Antonio e São José. O seu forro, no estilo rococó, é em caixotes de madeira em forma octogonal reproduzindo cenas da vida de Nossa Senhora. Do lado esquerdo da igreja principal está a capela da Ordem Terceira de São Francisco. Sem dúvida um local onde a beleza e a história caminham de mãos dadas.

ca-monica-jose-david
Mônica e José David Gil Rodrigues Filho

Pois bem foi nesse cenário deslumbrante que Meyriane e Mario Jorge filhos de Francisca e José Lopes Diniz Barros, Monica e José David Gil Rodrigues Filho se casaram, ontem. A cerimônia foi presidida pelo padre Ivan Medeiros que usava uma capa de asperge linda demais. Os padrinhos, 20 casais de cada lado, entraram ao som do Bolero de Ravel. Os pais dos noivos percorreram a nave central, ladeadas por canteiros de gypsophilas, tendo como fundo musical Jesus Alegria dos Homens de Bach.

ca-francisca-jose-lopes-diniz-barros
Francisca e José Lopes Diniz Barros

Mário Jorge, muito elegante by Ermenegildo Zegna, entrou na igreja ao lado de Mônica, num modelo prateado rebordado com cristais Swarovski by HD, ao som de Speak Softly Love, trilha sonora do filme O Poderoso Chefão, de L. Kusik e N. Rota. Quando o trompedista Ely Correa atacou com Clarinada de Mahler, todos se voltaram para a porta principal do templo.

ca-ivan-medeiros
Padre Ivan Medeiros

E depois da Marcha Nupcial de Mendelsohn, seguida da Sinfonia para a Polonia de Saint Preux e das Aves Maria de Bach e Gounod surge Meyriane, belíssima num modelo de renda francesa crivado de cristais Swarovski, assinado pela estilista mineira Elisabeth Farias, leia-se Vivaz, ao lado pai, José. Meyriane e Mario Jorge deixaram a igreja para receber os cumprimentos ao som de John Lennon (All You Need is Love).

Gostou ?
Compartilhe !