Fernando Machado

Dom Fernando & Diáconos Permanentes

d-nave-central
Uma visão geral do Santuário na missa (Fotos: Fernando Machado)

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, o mais antigo do mundo, serviu de cenário para a solenidade de celebração de Ordenação Diaconal de 11 diáconos e os 11 anos de Ordenação Episcopal de Dom Antônio Fernando Saburido. Foi um encontro bonito e cheio de emoções. A cerimônia presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife começou às 16h30 e terminou às 19h.

d-dom-fernando-saburido
Dom Fernando Saburido segurando o Báculo

Tudo começou com um cortejo, à frente a Cruz Arquiepiscopal, composto de mais de 50 padres e diáconos. O fundo musical foi com a Alegria vibrei no Senhor, interpretado pela Banda Mais que Dois da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Comunidade de Arthur Lundgren. Destaque os vocalistas Daniel Reis, Jandui Evangelista, Heloisa Maria da Silva, Lúcia Mota e Marinalva Cavalcante.

d-dom-fernando-diacanos
Dom Fernando sentado ao lado dos novos diaconos

A acolhida foi do Padre Clóvis. O comentarista foi o padre Luciano, a primeira leitura de João Melo, o salmo foi cantado por Heloisa Maria Silva, a segunda leitura foi de Ana Maria Teixeira. A proclamação do Evangelho foi do Diacono Genival foi cantada. Na homilia, Dom Fernando traçou um perfil de sua vida lembrou que passou cinco anos como bispo auxiliar de Dom José Cardoso, quatro anos como bispo de Sobral e há dois anos é o Arcebispo de Olinda e Recife. Não esqueceu de que naquela data se comemorava o Dia de Assunção de Nossa Senhora.

d-baudestorio
Diante do altar está a Baudestorio

Depois aconteceu o Rito de Ordenação, embalado com o som do Vine Creator. Dom Fernando se sentou na Baudestório (uma cadeira somente usada em cerimônias de ordenação) para o acolhimento aos neodiáconos, quando receberam as Dalmáticas, trazidas pelas esposas, além do Livro dos Evangelhos. Na cerimônia Dom Fernando sentou-se ao lado do Diácono Reginaldo, Frei Joaquim, Monsenhor Albérico e Diacono Antão.

d-dom-fernando-impondo
Dom Fernando impondo suas mãos num dos diaconos

Os novos diáconos permanentes são: Antônio Ferreira da Silva Filho, Antônio Sebastião de Oliviera, Arnaldo Martins de Miranda, Carlos Henrique de Oliveira Grngeiro, Genival da Silva Cunha, Gerinaldo Bezerra de Matos, Ivande Laurentino da Silva, Manoel Malafaia Alves, Marcos José Santos de Brito, Raul Camelo de Andrade Almeida e Sebastião Teixeira Linhares Filho.

d-banda
A Banda Mais que Dois

No final falaram Monsenhor Albérico, que entregou o certificado de ordenação, Frei Joaquim, Padre João Carlos e pelos diáconos Antônio Ferreira da Silva Filho. Ainda tivemos corte do bolo grifado por Leonir Asfora. O cerimonial, excelente, foi do Padre Augusto Cesar Figueiroa de Arruda.

d-bolo
O bolo de Leonir Asfora

Gostou ?
Compartilhe !