Fernando Machado

Perfil do Consumidor: Márcio Bonfim

O focalizado desse domingo é o jornalista e radialista Márcio Bonfim. É paulista de Álvares Florence, interior de São Paulo. Márcio contabiliza 12 anos de redações. Começou a carreira numa emissora de rádio em Votuporanga, Noroeste paulista. Trabalhou numa repetidora da antiga TVE do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil, e em afiliadas da TV Globo em Itapetininga-SP e Uberaba-MG.

marcio-bonfim
O jornalista e radialista Márcio Bonfim (Foto: Cortesia)

Há cinco anos trocou o Triângulo Mineiro pelo Nordeste. Atualmente é editor-apresentador do NETV 1ª Edição da Rede Globo Nordeste, exibido de segunda a sábado ao meio-dia. Márcio Bonfim faz sucesso na telinha e fora dela pela sua elegância e simpatia.

Um jornalista que a história guardou – Assis Chateaubriand. Ele trouxe para o Brasil o fantástico mundo da televisão.

Um jornalista que a história vai guardar – José Hamílton Ribeiro. Ele mostra que o país do “progresso” começa no campo e nas pequenas propriedades. Reportagens espetaculares são exibidas no Globo Rural da TV Globo.

Qual a maior invenção do homem – O avião. O que está distante fica bem perto em poucas horas. Uma invenção que colaborou muito para a descoberta de lugares paradisíacos.

Qual a pior invenção do homem – As armas. Inocentes são mortos todos os dias por aqueles que desprezam o poder da vida. A violência nas grandes cidades aumenta por causa do fácil acesso aos armamentos.

Um livro de cabeceira – O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Um escritor – Chico Xavier

Quem gostaria que escrevesse sua biografia – Não mereço uma biografia. Ninguém iria ler. (Risos)

Um restaurante preferido – O que tenha comida pernambucana, mineira e oriental. Não dá para especificar nenhum. Seria injusto.

O que não pode faltar na sua geladeira – Melancia

Comida preferida – A macarronada preparada por Dona Helena, minha mãe.

Comida que detesta – Evito doce de laranja

Um filme inesquecível – A Partida. Ganhou o Oscar como melhor filme estrangeiro em 2009.

Um ator – Tom Hanks

Uma atriz – Regina Duarte

Uma música inesquecível – Tocando em frente, Almir Sater

Um cantor – Andrea Bocelli

Uma cantora – Wanessa da Mata

Um destino do Recife que recomendaria ao turista – O Castelo de Brennand. Um passeio imperdível.

A palavra mais bonita no jornalismo – Resultado

E a mais feia – Omissão

Com quem gostaria de se esbarrar na TV Globo – O próximo entrevistado

Qual foi a reportagem que mais gostou de fazer – Em São Paulo, uma reportagem que mostrou como a linha férrea colaborou para o desenvolvimento do Noroeste Paulista, região Votuporanga. Em Minas Gerais, receitas dos quitutes mineiros. Em Pernambuco, a história do sanfoneiro Rafael. Um menino de 11 anos, humilde, que queria ganhar uma sanfona e conhecer Geraldinho Lins. Ele mandou uma gravação simples para a TV Globo. Estive em João Alfredo e gravei a reportagem com ele. Logo depois, Rafael participou do programa da Ana Maria Braga e conseguiu tocar para Ivete Sangalo, num show no Chevrolet Hall. Hoje, espero que ele consiga realizar todos os sonhos.

E a que detestou – Uma reportagem em que personagem queria ser o produtor, repórter, entrevistado e não me deixou trabalhar

Gostou ?
Compartilhe !