Fernando Machado

Ordenação Presbiteral de Frei Ricardo

o-freis-rosivaldo-torres-delima-joao-jose-costa-jose-roberval-pereira
Frei Rosivaldo, Dom João José Costa e Frei Roberval (Fotos: Fernando Machado)

A celebração Eucaristica e Rito de Ordenação Presbiteral do Frei Ricardo de Vasconcelos Barbosa, acontecidos sábado na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, foi linda, com muita pompa e circunstância. A decoração com rosas cor champanhe foi de Eva Gouveia. Tudo começou às 19h30 com uma procissão formada por 30 religiosos, formada por frades, noviços e postulantes da Paraíba, Pernambuco e Sergipe, além, é claro de Frei Ricardo e do bispo da Diocese de Iguatu (CE), Dom Frei João José Costa, do provincial Frei José Roberval Pereira e do reitor da Basilica, Frei Rosivaldo Torres de Lima.

o-frei-ricardo-barbosa
Frei Ricardo de Vasconcelos Barbosa antes da ordenação

Do altar mor Nossa Senhora do Carmo, uma imagem doada por Dona Maria I, no século XVIII, abençoava 600 filhos de Deus, que foram prestigiar Frei Ricardo. O evento demorou quase três horas com direito ao ministério musical do Coral do Carmo que deu um toque solene à cerimônia. O comentarista Frei Leandro. A primeira leitura foi de Karina Lima, o salmo foi cantado pela tia Cleci Barbosa e a segunda leitura por Angelica Galvão. A Aclamação do Evangelho foi feita pelo diácono Francisco Rinaldo.

o-frei-ricardo-deitado
Frei Ricardo deitado diante do altar mor de Nossa Senhora do Carmo

E a homilia coube ao Sagrante Principal, o bispo de Iguatu, Dom Frei João José Costa. Ai começa a Ordenação de Frei Ricardo ao som da Prece Litânica (Ladainha). Frei Ricardo se deitou no chão ao e ouviu de Dom João José Costa a seguintes palavras: “Com auxilio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado.” Na seqüência aconteceu a imposição das mãos e a prece de ordenação. Outro momento emocionante.

o-altar-mor
Frei Ricardo ouve as palavras de Dom João José Costa

Também não esquecer a entrada da mãe de Frei Ricardo, dona Maria José Barbosa, pela nave central, trazendo as vestes sacerdotais. Tivemos ainda a unção das mãos, a entrega da Patena com o pão e do cálice com vinho. Frei Ricardo agradece a todos e finalmente ao som do Bom Pastor se encerra a solenidade. A casula de Frei Ricardo, linda por sinal, foi comprada na D&A Paramentos em São Paulo. Terminada a cerimônia religiosa aconteceu no claustro um coquetel. Foram servidos refrigerantes, prosseco e bolo (ameixa, frutas, passa e menta) de 130 quilos grifado por Weudma Cavalcanti. Foi de se comer rezando.

o-weudman-cavalcanti
Weudman Cavalcanti diante de sua obra

Gostou ?
Compartilhe !