Fernando Machado

A Brigada de Infantaria tem novo comandante

O final de tarde de quarta-feira o santuário ecológico onde fica encravado a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Curado, estava engalanada para a cerimônia de passagem de seu comando. Uma revoada de pássaros sobrevoou o espaço que é magnífico recheado de árvores centenárias, dando um toque romantico, onde quase 600 soldados perfilados esperavam o momento do desfile a pé. Por conta do luto decretado pelo prefeito do Recife, João da Costa, devido ao falecimento do ex-deputado José Mendonça, a Banda Música do CMNE, sob a regência do tenente Menezes, não executou hinos e canções militares, apenas os toque regulamentares.

eb-antonio-gabriel-esper-laudiceia
O general Antônio Gabriel Esper e sua Laudiceia (Fotos: Fernando Machado)

O cerimonial leia-se o jornalista Cícero Moraes anunciou a maior autoridade militar o general Gabriel Antônio Ésper, comandante de Operações Terrestres do Exercito e a maior do Poder Judiciário desembargador federal Rogério Fialho Moreira, entre outras. A solenidade foi presidida pelo comandante da 7ª Região Militar, general Nilson Ananias. Depois de apresentação da tropa o general Geraldo Gomes de Mattos Filho fez seu discurso de despedidas, por sinal irrepreensível. Exaltou seu amor ao Exército e à sua família.

eb-nilson-glaucia-ananias
General Nilson Ananias à côté Gláucia

Entre outras coisas ele recitou o refrão do Hino de Pernambuco, “Salve! Ó terra dos altos coqueiros! / De belezas soberbo estendal! / Nova Roma de bravos guerreiros / Pernambuco, imortal! Imortal!” e externou seu carinho por nossa terra na letra de Voltei Recife composta por Luiz Bandeira. E quem pensou que terminou se enganou. Não poupou elogios para sua mulher Sandra, resultando num verdadeiro poema de amor.

eb-geraldo-gomes-de-mattos-filho-manoel-lopes-de-lima-neto
Generais Gomes de Mattos e Lima Neto

Na seqüência foi lido o curriculum vitae do seu sucessor, general Manoel Lopes de Lima Neto e depois aconteceu a transmissão do cargo, tendo à frente o general Nilson Ananias. Os comandantes sucedido e sucessor foram apresentados ao comandante da 7ª Região Militar e finalmente aconteceu o desfile da tropa à frente o coronel Braucks. Passaram diante do palanque pelotões do Estado Maior e da Guarda-Bandeira, e as representações das organizações militares subordinadas à 10ª Brigada, além do desfile motorizado.

eb-rita-de-cassia-manoel-lopes-de-lima-neto
Rita de Cássia e o general Manoel Lopes de Lima Neto

Depois no cassino foi servida uma ceia das mais elogiadas assinada por Áurea Arruda Recepções. Os convidados puderam degustar creme de bacalhau, salmão ao forno, quiche de ricota, salada tropical e de folhas nobres, acompanhadas de molho de mel de engenho e alho poró. A mesa de frios fez muita gente esquecer o regime. O fundo musical, na recepção, foi de um quarteto da Banda de Música do CMNE.

eb-geraldo-gomes-de-mattos-filho-sandra-melo-gabriela-melo-cadena-gustavo-siqueira
General Gomes de Mattos, Sandra Melo, Gabriela Melo Cadena e Gustavo Siqueira

Antes da cerimônia militar aconteceu a entrega da Medalha Pracinha Antônio Vieira, entregue pelo presidente da associação dos ex-combatentes da FEB, major Archias Alves de Almeida Junior para o general Gomes de Mattos. Depois todos seguiram para o primeiro andar do QG para o descerramento da fotografia do general Gomes de Mattos, na Galeria dos ex-comandantes.

Gostou ?
Compartilhe !