Fernando Machado

Dom Vital & beatificação

O Brasil deverá ganhar mais um santo. Após a canonização, em 2007, de frei Galvão e da Irmã Dulce cuja beatificação está prevista para o próximo mês, Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, está na iminência de ter o reconhecimento da Igreja Católica. A primeira etapa da canonização do capuchino foi concluída e aprovada pela Santa Sé, em Roma.

dom-vital
O paraibano Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (Foto: Divulgação)

Os clamores surgiram em 1935 em reconhecimento às virtudes de Dom Vital, mas o processo canônico só foi aberto em 1953, graças ao pedido formulado pelo então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior. Na coordenação dos estudos para o trâmite do processo junto a Roma está o Monsenhor Francisco de Assis Pereira, nascido e residente no Rio Grande do Norte, responsável pela beatificação dos mártires do Rio Grande do Norte, vítima dos holandeses no século XVII.

A propósito: Os processos de canonização do Frei Damião Bozzano e o de Dom Hélder Câmara ainda não saíram da Arquidiocese de Olinda e Recife. Obedecem aos trâmites necessários à aprovação inicial quando poderão ser submetidos ou não à Santa Sé, em Roma.

Gostou ?
Compartilhe !