Fernando Machado

Dia Internacional do Orgulho Gay

As atividades do Projeto Quintas da Diversidade acontecerão, excepcionalmente, amanhã, Dia internacional do Orgulho Gay, no mercado da Boa Vista, a partir das 10h. O projeto sempre acontece na primeira e na última quinta-feira de cada mês, mas devido à importância da data houve a alteração no dia do evento.

Na ocasião, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife divulgará sua campanha “Recife sem Homofobia. Respeito às diferenças.” Diversas atrações se apresentarão no evento como o Forrozão Nenas Farias, DNA e banda, Jaine Elner & banda e Show de Trans.

Informação importante: Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall. O local era um bar de freqüência GLBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa. Naquele dia, os freqüentadores se revoltaram contra a polícia e a rebelião que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante os GLBT e dando início à luta pela igualdade de direitos.

A partir daí, todo o ano e nos mais diversos países, a data é celebrada por meio de paradas e outros eventos culturais, que acontecem em datas-satélite, ou seja, datas próximas ao dia 28 de junho, a fim de tornar exponencial a expressão de orgulho – e não de vergonha – de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT.

Gostou ?
Compartilhe !