Fernando Machado

O Arraial de Clarice

c-clarice-cavalcanti
Clarice Cavalcanti ao lado da mesa (Fotos: Fernando Machado)

“Tá é danado de bom / Tá danado de bom meu cumpade / Tá é danado de bom / Forrozinho, bonitinho / Gostosinho, safadinho / Danado de bom.” Foi nesse ritmo que a senhora Clarice de Oliveira Cavalcanti promoveu sua festa junina, terça-feira, na Granja Bonitinha, em Aldeia.

c-patricia-edward-lira-cavalcanti
Patrícia e Edward Lyra Cavalcanti diante da fogueira

Tudo aconteceu na pérgula da piscina que estava decorada como manda o figurino. Bandeirolas e balões por todo canto. Uma estrela solitária testemunhava a alegria dos convidados. Uma fogueira pegava fogo, rodeada de crianças soltando fogos. Uma bandinha tocava essas músicas juninas gostosas e animadas.

c-giovana-finizola-ana-paula-jardim-iara-dubuex-renata-aravanis1
Giovana Finizola, Ana Paula Jardim, Iara Dubeux e Renata Aravanis

E como toda feste de São João que se preza não pode faltar uma quadrilha matuta. E a de lá estava arretada de boa. Muita gente estava vestida a caráter, que dava mais beleza aos passos da dança. O barman cubano Yordennis Jimenez preparava drinques maravilhosos. Clarice (estava em grande noite de caipira assim como seu filho Edward Lira Cavalcanti e nora Patrícia.

c-mesa
Em cada mesa um arranjo de época

O bufê estava dos deuses. Sobre a mesa podíamos escolher sarapatel, vatapá, arrumadinho de charque, canjica, pamonha, Bolo Souza Leão, pé de moleque, bolo de macaxeira caramelado, empadão de galinha, bolo de milho, milho verde cozido e quem quisesse podia assar seu milho verdinho, tirado do pé, na fogueira. Ainda tínhamos churrasco de carne e queijo de coalho assado na hora. E tudo isso feito em casa como nos velhos tempos.

c-georgia-glauber-vasconcelos
Geórgia e Glauber Vasconcelos Júnior

Deixei o Arraial de Clarice às 2 horas da matinha e o forró ainda estava pegando fogo. E me lembrei da canção “olha meu cumpadre Damião, / Pode apagar o lampião / Que ta querendo clarear. Aguenta o fole, meu cumpadre Borroró, / Que esse é o tipo do forró / Que num tem hora pra parar.”

c-iara-dubeux-yordennis-jimenez
A consulesa do México Iara Dubuex e o barman cubano Yordennis Jimenez

Gostou ?
Compartilhe !