Fernando Machado

Notícias da Alemanha

O Bundestag (Parlamento Alemão) aprovou com dois terços de maioria uma mudança na Lei Fundamental que limita o endividamento da Federação e freia o dos Estados. A proposta do Governo, apoiada pela coalizão SPD/CDU obteve 418 votos, quando o necessário seria 408. Os partidos A Esquerda e Verdes votaram contra. Os liberais do FDP se abstiveram. No dia 12 de junho o projeto será avaliado pelo plenário do Conselho Federal (Bundesrat).

O ministro das Finanças, Peer Steinbrück, falou em uma “decisão político-financeira de importância histórica”, defendendo que a limitação das dívidas prevista do projeto fortalece a capacidade de tomada de decisão dos Estados Federados, ao contrário do que os críticos alegam, e que ainda contribui para a credibilidade do país perante o mercado internacional. Quem nos informa é Martin Mahn, do Consulado Geral da Alemanha.

O freio nas dívidas em tempos de normalidade econômica proposto pelo Governo, define que o endividamento da União não pode ser superior a 0,35% do Produto Interno Bruto (PIB) a partir de 2015. Os 16 Estados Federados não podem contrair novas dívidas a partir de 2020.

Gostou ?
Compartilhe !