Fernando Machado

O Homem da Casa Navio

Foi uma verdadeira procissão de amigos que foram até a sede do Sport, na Ilha do Retiro, segunda-feira, para prestigiar o lançamento dos livros O Homem da Casa Navio e Palavra e Ação, de Vera Japiassu Cezário de Melo e Eliane Souto Carvalho, em homenagem ao centenário de nascimento do empreendedor rubro negro Aldemar da Costa Carvalho. Os filhos Eliane, Márcia (sempre bonita e elegante), Cristiana e Luiz estavam recebendo os convidados.

l-geninha-da-rosa-borges-eliane-carvalho
Geninha da Rosa Borges e Eliane Souto Carvalho (Fotos: Fernando Machado)

Eliane, by Almir da Paixão, estava com tudo e não estava prosa, autografou mais de 300 livros porque todo mundo se rendeu à sua força de vontade e carinho pelo pai. Geninha da Rosa Borges declamou uma poesia em homenagem aos Costa Carvalho. Num telão eram exbidos depoimentos de vários pessoas. Foi um daqueles eventos que mexeram com a sociedade. Enfim um encontro de muito sucesso.

l-marcia-souto-carvalho-luciano-bivar-christiana-carvalho
Márcia Souto Carvalho, Luciano Bivar e Cristiana Souto Carvalho

No livro Palavra e Ação a orelha foi escrita por Gladsotne Vieira Belo, a apresentação por Armando Monteiro Neto e prefácio pelo tricolor Marco Maciel. No O Homem da Casa Navio a orelha foi de Ivanildo Sampaio, a apresentação de Ariano Suassuna e o prefácio de Ricardo Brennand. Vera e Eliane, não se esqueceram de homenagear outro tricolor o compositor Capiba, com a letra de sua música Recife, cidade lendária.

l-geralda-felipe-farias
Geralda Farias e o neto Felipe

Como sou ligado aos fatos antigos os livros me levaram por um passeio, onde pude sentar em algum lugar do passado. Li uma mensagem de Juscelino Kubitschek e os depoimentos dos amigos da do homem que construiu o Palácio de Aluminio. A parte ilustrativa está muito rica, com fotos fantásticas registrando a saga dos Souto e Costa Carvalho. Adorei rever a mansão deles na Rua do Progresso, que pertenceu ao Conde Ernesto Pereira Carneiro. Tirer le chapeau.

l-tinane-almieda-carmen-meira
Tinane Almeida e Carmen Meira

Impossível citar todas as presenças naquela torcida de amigos, mesmo assim destacamos Geralda Farias com o neto Felipe, Marina Paiva, Tinane Almeida, Irma Peixoto, Carmen Meira, Lucia Meira Lins, Maria Helena Brennand, Isis Santini, Luiza Jeanne de Oliveira e Silva, Elisa de Castro, Lourdes Brennand, Isis Santini, Gracita e Ricardo Brennand, Mendonça Filho, Armando Monteiro Filho, Jorge Corte Real, Geraldo Coelho, Ayrinho, Bruno Rodrigues, Luciano Bivar, Frederico Pernambucano de Melo, Queiroz Filho, Daliana Martins, João Alberto, além do grupo D8 e R8.

Gostou ?
Compartilhe !