Fernando Machado

O último dia de Retiro de Padre Airton

O domingo foi o último dia do retiro. Às 6h30 uma revoada de pássaros surgiu diante da janela do meu quarto. O sol começava a reinar novamente e às 7h, o rebanho estava aposto na Igreja da Sagrada Família para a recitação do Terço de Nossa Senhora. Depois caminhamos para o refeitório para o último café da manhã, desta temporada.

r-grupo-de-pernambuco-padre-airton
Os pernambucanos com o Padre Airton (Fotos: Fernando Machado)

A partir dali, cada um tomou sua condução e rumou para Rua do Lixo, em Pesqueira. Esta rua mudou o destino de muita gente que vivia do lixão. Padre Airton ao visitar o local ficou desesperado com o que viu. E ai com a ajuda de Deus criou a Fundação Terra. E hoje administra um magnífico trabalho assistencial.

r-dione-oliveira-rocha-fabio-de-figueiredo-chaves
Fábio de Figueiredo Chaves e sua assistente Dione Rocha no ambulatório em Umburanas

Ele assiste crianças iniciadas na prostituição pelos próprios pais. Cuida de pessoas que vivem pelas ruas de Pesqueira. Mantém uma escola para crianças carentes. Enfim entre outros trabalhos de grande alcance social. Diariamente a Fundação alimenta 800 pessoas (café da manhã, almoço e ceia). Não esquecer um posto médico, chefiado pelo médico cearense Fábio de Figueiredo Chaves. Ele prometeu ao Padre Airton que ao concluir o Curso de Medicina em Fortaleza viria dedicar um ano aos doentes da Fundação Terra.

r-anjos
Padre Airton ao lado das crianças do povoado de Umburanas

Na Rua do Lixo construiu a sede da Fundação e nela uma imensa igreja, onde assistimos uma missa das mais emocionantes. As crianças são chamadas para participar da recriação e no final elas retornam pela nave central, felizes e fagueiras, ao som da canção de Padre Zezinho, Ave Maria, Mãe de Jesus, o tempo passa não volta mais. Tenho saudade daquele tempo que eu te chamava de minha Mãe. Ai participantes, visivelmente emocionados, deixam a Igreja voltam para suas casas: Fortaleza, Maceió, Recife e São Paulo.

Gostou ?
Compartilhe !