Fernando Machado

Mariana e João Marcelo

A Ordem Terceira do Carmo foi concluída em 1837 e quem atentar para certos detalhes vai observar que nos seus azulejos portugueses estão passagens da vida de Santa Terezinha de Jesus. A igreja possui uma das sacristias mais belas do Brasil e lá estão móveis originais embutidos em jacarandá, sem dúvida um dos mais importantes da América do século XVIII. O retábulo do altar mor é majestoso onde destacamos a imagem de Nossa Senhora do Carmo diante um crucifixo, datados do século XVIII.

c-altar-nave
Os noivos diante do padre na hora do sim (Fotos: Fernando Machado)

Pois foi nessa relíquia que se casaram sexta-feira Mariana, filha de Elisabete e Romero de Azevedo Maciel e João Marcelo, filho de Teresinha e José Neves Filho. As rosas, as gypsophilas e os lírios tudo branco deram um toque de muita suntuosidade e beleza ao templo. Aquele lustre de cristal de Baccarat caindo do teto fizeram os olhos dos convidados brilharem ainda mais. No átrio, uma lua cheia testemunhava os padrinhos perfilados para que o Unique Cerimonial desse o sim para eles ingressarem na igreja.

c-padre-noivos2
Padre Eudes abençoando Mariana e João Marcelo

E quando o ministério musical de Jefferson Bento, por sinal notável, executou Jesus Alegria dos Homens de Bach os padrinhos entraram em procissão. José Neves Filho, muito elegante num terno da marca paulista Black Tie e Elizabete Maciel, by Lúcia Spessatto surgiram ao som da 9ª Sinfonia de Beethoven, depois entrou Teresinha Neves, by Mary Toscano, com o noivo João Marcelo, impecável de mini fraque by Black Tie, from São Paulo, tendo como fundo musical La Vie em Rose.

c-jose-teresinha-neves
José Neves Filho à côté Teresinha de Jesus

De repente, mais do que de repente, os sinos da igreja começaram a repicar e isso significava que a noiva estava se preparando para surgir. Ela ainda estava no átrio quando ouvimos Pompa e Circunstância de Edward Elgar. Quando começou Marcha Nupcial de Mendelssohn, aparece pela nave central, Mariana, linda e bota lindeza nisso, num modelo linha princesa criado por Lúcia Spessatto, ao lado do pai, Romero Maciel. Aliás, um casamento sem essa obra de Mendelssohn não está perfeito.

c-sergio-alexandra-sergio-neves-baptista-maria-eduarda
Alexandra e Sérgio Neves Baptista com os filhos Sérgio e Maria Eduarda

O presidente da cerimônia, padre José Eudes da Cunha, que fez as Bodas de Prata dos pais e o casamento dos outros irmãos de João Marcelo, é torcedor do Santa Cruz, como todo clã Neves. E pasmem a família da noiva também. Portanto a Santa Cruz e o Santa Cruz reinaram na solenidade. Sua homilia foi linda e objetiva. Mariana e João Marcelo deixaram a Ordem Terceira do Carmo garbosamente ao som de Everlasting Love, de Buzz Cason e Mac Gayden.

Gostou ?
Compartilhe !