Fernando Machado

Ordenação Episcopal

O comentarista da cerimônia foi do Frei Abelardo. A primeira leitura foi do irmão do novo bispo Ivan Lopes, o salmo foi cantado por Ilza Neri e a segunda leitura pelo outro irmão Carlos Lopes. A Proclamação do Evangelho foi do diácono Fábio Pinheiro, de Salgueiro. E a homilia coube ao Sagrante Principal, o arcebispo Metropolitano de Vitóia da Conquista Dom Luiz Gonzaga Pepeu.

m-chico-magnuns-jose-gislon-frankie-marconi
Freis Francisco Barreto, Magnus Henrique e José Gislon (Frankie Marcone)

Dom Frei Magnus, estava sentado no altar ao lado do Ministro Provincial dos Capuchinos (Frei Francisco de Assis Barreto) e do Definidor Geral dos Capuchinhos do Brasil (José Gislon). Conforme o costume dos Santos Padres, Dom Frei Magnus foi interrogado diante do povo provando sua fé e sua futura missão. E coube a Dom Pepeu cuidar desse ritual. O lema de Dom Magnus é “Tudo posso naquele que me fortalece.”

m-magnus-biblia
Dom Frei Magnus com o evangeliario sobre sua cabeça evocando o Espirito Santo (Foto: Fernando Machado)

Depois Dom Frei Magnus se deitou no chão ao som da Prece Litânica (Ladainha), e ouviu de Dom Pepeu: “Atendei, ó Pai, as nossas súplicas para que, ao derramardes sobre este vosso servo a plenitude da graça sacerdotal, desça sobre ele a força da vossa benção. Por Cristo, nosso Senhor. Outro momento emocionante.

m-deitado
Durante a Prostração da Ladainha (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência aconteceu a imposição das mãos, realizada pelos cinco arcebispos e 25 bispos; para então acontecer a Prece de Ordenação. Para significar o quanto se realizou via a imposição das mãos e com a oração de ordenação, Dom Pepeu ungiu com o Sagrado Crisma a cabeça de Dom Magnus, e engregou o Livro dos Evangelhos, o anel (que foi confeccionado por Lúcio Jóias), a Mitra e o Báculo pastoral (ambos adquiridos em Roma, na Italia).

m-micarla-de-sousa
A prefeita Micarla de Sousa outra presença chique (Foto: Fernando Machado)

Terminada a cerimônia religiosa aconteceram algumas saudações quando incluímos a da prefeita de Natal Micarla de Sousa, que apesar de ter prometido que não ia chorar, não conseguiu. Impossível citar os nomes de todos religiosos, mesmo assim destacamos monsenhor Piergiorgio Bertoldo (representante do Núncio Apostólico), Dom Fernando Saburido (Arecebispo de Olinda e Recife), Dom Matias Patricio de Macedo (Arcebispo de Natal), Dom Aldo Pagotto (Arcebispo de Maceió), Dom Antônio Muniz (Arcebispo de Maceió), Dom Adalberto Paulo da Silva (Bispo Auxiliar de Fortaleza) e Dom Bernardino Marchió (Bispo de Caruaru).

m-pepeu-franca-paulo-frankie-marconi
Dom Luiz Gonzaga Pepeu durante a homilia (Foto: Franki Marcone)

Ainda os padres Federico Albini (Roma), Paulo Sergio Vieira Leite, Marcos Alves, Ismael Moreira, Luciano; freis Rubival Cabral Britto (Ministro Provincial da Bahia e Sergipe), Franklin Diniz, Rinaldo Pereira, Evilásio Campelo de Medeiros, Ademir Oliveira, José Nunes, Humberto Rodrigues, Eudses Amorim, Jociel Gomes, João da Paz, Ricardo Farias (Manaus), Romildo Honorato e Fernando Rossi.

Gostou ?
Compartilhe !