Fernando Machado

Blog

Que coisa é essa?

A lua desapareceu e as estrelas também na noite de terça-feira, em Olinda, em homenagem ao jornalista gastronômico Bruno Albertim, o chef César Santos e o produtor executivo Roberto Luciano, que lançavam, no Restaurante Oficina do Sabor, o vídeo Que coisa é essa? A festa aconteceu na varanda do restaurante com uma vista do Recife, iluminado, deslumbrante. Eles devem ser assim com São Pedro, pois não choveu tampouco.

c-bruno-albertim-cesar-santos-luciano-roberto
Bruno Albertim, Cesar Santos e Luciano Roberto (Foto: Fernando Machado)

Tivemos três falas: a de Bruno (que dedicou o documentário à Musa da Gastronomia Flávia de Gusmão), a de César e a de Roberto. Depois foi exibido o vídeo dirigido por Bruno Albertim, por sinal muito bom. Bom mesmo. Durante 20 minutos os convidados puderam entender o processo cultural e social que existe na magia de César Santos na confecção dos pratos.

c-mario-rios-melina-hickson-marcia-da-fonte-souto
Mário Rios, Melina Hickson e Marcia da Fonte Sout (Foto: Fernando Machado)

César não mostrou todo segredo culinário, claro, mas o pouco serviu muito para os curiosos ficarem atentos quando forem pilotar um fogão. Ele foi o primeiro chef a misturar frutas regionais com carnes e frutos do mar, no cardápio dos nossos restaurantes. Enquanto ele explicava como misturar caju, manga, pitanga, abacate etc, ouvíamos um fundo musical selecionado por Melina Hickson e produzido por Mario Rios.

renildo-calheiros-lecticia-jose-paulo-cavalcanti-carol-prestretello
Renildo Calheiros, Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti (Foto: Carol Prestello)

A trilha sonora, um mix de música contemporânea, graças a Orquestra Contemporânea de Olinda, Ze Cafofinho, Eddie, Sa Grama e Beto Villares, deu um toque muito especial ao filme. Dona Ionalda Albertim e dona Edelvita Santos, mães de Bruno e César, estavam radiantes com o sucesso dos filhos. E tinha era que está mesmo.

c-newman-belo-madalena-albuquerque-renato-belo
Newman Belo, Madalena Albuquerque e Renato Belo (Foto: Fernando Machado)

Não esquecer o desfile de garçons com bandejas lotadas de quitutes para se comer de joelhos. Entre as delícias que César serviu aos jornalistas, chefs e amigos lembramos peixe com lagosta, caldinho de camarão, camarão ao natural com molho de pitanga, bolinho de feijão preto, gratinado de macaxeira com charque, casquinho de caranguejo, panelinha de purê de banana da terra com ragú de cordeiro e queijo coalho.

c-carlos-trevi-leo-silva
Carlos Trevi e Leo Silva (Foto: Fernando Machado)

Impossível citar presenças, mas destacaríamos o prefeito de Olinda Renildo Calheiros, os secretários Mauricio (Turismo) Galvão e Marcia (Cultura) Souto, Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti, Roseana Gonçalves, Isabel Dias, Madalena Albuquerque, Newman Belo, Jeff Colas à côté Lu, Marcelo Pereira, Flávia de Gusmão, Ana Claudia Lins, Milena Melo, Patrícia França, Lourdes Lins, Olivia Mindelo, Socorro e Ricardo Lapenda, Daniel Vieira, André Falcão, Keops Ferraz, Carlos Trevi, Leo Silva, Kleber Dantas, Bruno Marques, Miguel Braga, Renato Valadares, Juliano Motta, Leo Peixoto.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.