Fernando Machado

Recordar é Viver

Faz 80 anos hoje que acontecia no Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, o concurso de Miss Brasil de 1930. Estava previsto um desfile com as candidatas, em carro, pela Praia de Copacabana, mas devido as chuvas, não aconteceu. E o publico não gostou. É bom lembrar que as misses não usavam maiô.

b-30-yolanda-pereira
Yolanda Pereira, do Rio Grande do Sul, é eleita Miss Brasil de 1930 (Reprodução do Diário da Manhã)

A comissão julgadora teve um trabalho danado. No primeiro escrutínio Yolanda Pereira, Miss Rio Grande do Sul empatou com Marina França, Miss São Paulo por cinco votos. As misses Pernambuco (Yolanda Santos), Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão empataram com um voto. Miss Paraíba, Othilia Falconi, pegou febre tifo e não pode participar do evento, mas conseguiu ficar restabelecida.

b-yolanda-santos-dm1
Miss Pernambuco, Yolanda Santos (Reprodução do Diário da Manhã)

No segundo escrutino venceu a gaúcha Yolanda Pereira, a paulista Marina França faturou o segundo lugar. Em terceiro Maria Ferrari do Espírito Santo, em quarto Maria Adelina Silva do Maranhão e em quinto Gilda Kopp do Paraná. As misses ficaram hospedas no Hotel dos Estrangeiros.

b-30-rn-pa-ce-m-dt
Maria da Glória Almeida (RN), Alba Manesechy (PA), Alba Ferreira (CE) e Maria Adelina Silva (MA) Reprodução do Diário da Tarde

Gostou ?
Compartilhe !