Fernando Machado

Cícero Dias na Secretaria da Fazenda

Para comemorar os 60 anos dos Murais de Cícero Dias na Secretaria da Fazenda, foi inaugurado, sexta-feira, uma mostra em torno da inauguração do Espaço Cultural que leva o nome do artista. Em 1948, o artista pernambucano Cícero Dias pinta, no recém- inaugurado prédio da Secretaria da Fazenda, nove murais abstratos. Mesmo morando em Paris, Cícero aproveitava as férias no Recife, para trabalhar nos murais que refletem cenas das paisagens pernambucanas: canaviais, praias e engenhos.

c-cicero-dias
Uma visão do novo espaço de arte no Recife (Fotos: Divulgação)

Para celebrar a data, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre criou o Projeto Cícero Dias – 100 anos do artista – 60 anos da obra, que resultou em várias ações, entre elas a exposição: Cícero Dias – 60 anos dos primeiros murais abstratos da América Latina, que ficará aberta ao público até o dia 28 de agosto, das 9h às 16h.

c-gilberto-neto-ricardo-leitao-djalmo-leao
Gilberto Freyre Neto explica para Ricardo Leitão e Djalmo Leão tudo sobre a mostra

“Será, sem dúvida, mais um local de divulgação da cultura do Estado de Pernambuco, evidenciando valores e artistas de nossa terra”, diz o secretário Djalmo Leão. “Muitos desconhecem a existência desses murais, a iniciativa pioneira da Secretaria da Fazenda abre as portas para que o povo pernambucano tome conhecimento dessa riqueza. O Espaço Cultural se insere no circuito Cícero Dias, o qual inclui o Marco Zero, a Casa da Cultura e o primeiro atelier do pintor, no Recife, localizado na Avenida Martins de Barros”, informa o coordenador geral de projetos da FGF, Gilberto Freyre Neto.

Gostou ?
Compartilhe !