Fernando Machado

Coronel Sandra assume a direção do Hospital Militar

A enfermeira Maria Sandra Andrade e o médico Marco Aurélio Nunes Pereira (Foto: Fernando Machado)

Quinta-feira, às 15h, aconteceu à posse da enfermeira Maria Sandra Andrade, como a primeira mulher a ocupar a direção do Hospital Militar de Área do Recife. Antes tivemos a aposição da foto no Gabinete do Diretor do Hospital, do coronel Marco Aurélio Nunes Pereira, que a partir do próximo dia 31 receberá as insígnias de General de Brigada do Exercito. A solenidade foi presidida pelo comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Pedro Paulo de Mello Braga.

O general Carlos Duarte Pontual e Sueli (Foto: Fernando Machado)

Depois aconteceu a cerimônia no pátio do Hospital Militar de Área do Recife, na Boa Vista. Tivemos o desfile da tropa, formada por cerca de 500 militares. Foram executados o Hino do Brasil e o Hino do Expedicionário, pela banda Militar do CMNE, sob a regência Sargento César. Na sequencia falaram o general Braga e o coronel Marco. Então coronel Marco passou a direção para a Coronel Sandra.

General Nilson Ananias e Glaucia (Foto: Fernando Machado)

Ao som do Hino da Saúde, a nova diretora do Hospital passou revista à tropa. E para encerrar ao som do Hino a Guararapes, Fibra de Heróis e do dobrado Batista de Melo a tropa se retirou do local. Concluída a parte oficial aconteceu uma recepção das mais elogiadas no Refeitório dos Oficiais. Outro momento emocionante foi quando a Banda Militar do CMNE executou o Hino do Fluminense, pois o coronel Marco além de carioca é tricolor.

O general Marcio Roland Heise e Maria de Fátima (Foto: Fernando Machado)

Resumo do histórico do Hospital: Em 19 de julho de 1817, o Governador da Província de Pernambuco, Capitão General Luiz do Rego Barreto, autorizou o início das atividades de um Hospital Militar, que utilizou, inicialmente, o pavimento térreo e o primeiro andar do lado norte do Convento de Nossa Senhora do Carmo. O hospital recebeu os militares que estavam internados no Hospital da Misericórdia de Olinda e teve como seu primeiro Diretor o Físico-Mor Dr. José Joaquim de Carvalho.

O coronel Marco Aurélio Nunes Pereira e Margarete (Foto: Fernando Machado)

Um dos integrantes desse Hospital Militar, o Dr. José Eustáquio Gomes, estabeleceu uma escola de cirurgia. Em 1820, foram instituídos, por Decreto, os Hospitais Militares no Brasil e, como tal, foi incluído o Hospital Militar de Pernambuco. Em 1832 o Hospital Militar de Pernambuco foi transformado em Hospital Regimental e transferido para um edifício junto à Igreja da Soledade.

As senhoras Gláucia Ananias, Renata Gomes, Sueli Pontual e Ana Lúcia Jaborandy (Foto: Fernando Machado)

Em 1854, o Ministro da Guerra determinou a construção de um edifício para o Hospital Militar da Corte, na Rua do Hospício. Em 1890, ele passou a se chamar Hospital Militar de 2ª Classe e seu primeiro Diretor foi o Major Médico José de Miranda Cúrio. Em 8 de julho de 1953 passou a ser denominado Hospital Geral do Recife. Finalmente em 7 de outubro de 2009, virou Hospital Militar de Área, recebendo, a partir de 1º de janeiro de 2010, sua atual denominação.

A diretora do Hospital, Maria Sandra Andrade com os filhos Mateus, Artur e Laércio (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !