Fernando Machado

Fragata Libertad partiu

O Navio Escola Fragata A.R.A Libertad pertencente à Marinha da República Argentina, deixou o nosso porto ontem com destino ao  Porto do Rio de Janeiro, depois de uma viagem de instrução por várias cidades do Mundo. A primeira viagem de instrução da Fragata Libertad foi em 19 de junho de 1963, sob o comando do Capitão de Fragata Horácio Ferrari. O atual comandante é Capitão de Navio Juan Carlos Romay.

A Libertad entrando no Porto do Recife (Fotos: Consulado da Argentina)

Para quem nunca viu a chegada da Liberdad num porto não pode deixar assistir. É uma cerimônia linda, onde os marinheiros sobem nos mastros do navio dando um visual belíssimo. Dois passistas e uma orquestra de frevo fizeram a recepção aos argentinos. Trabalha representando as características e costumes de um país que, desde suas fundações, está ligado ao mar.

Os marinheiros fazendo evoluções e a orquestra de frevo e passistas no Porto do Recife (Fotos: Consulado da Argentina)

Toda vez que a bandeira argentina se desdobra no alto, honra os valores de uma sociedade que respeita sua soberania. Também conhecida como a Embaixadora dos Mares, em cada país aonde chega, se converte numa oportunidade de intercâmbio cultural que enriquece todo aquele que o vivencia. Este grande navio é símbolo das tradições navais nacionais e da idiossincrasia e o ser nacional argentinos.

Gostou ?
Compartilhe !