Fernando Machado

De volta para o passado

Há 550 anos, nascia na Itália, o escritor Nicolau Maquiavel, que morreu no dia 21 de junho de 1527.

Há 100 anos, era inaugurada, com uma tarde de chá, a filial da A Primavera, de Alfredo Fernandes & Cia, na Rua Barão da Vitoria, 379. Já existia outra unidade, na mesma rua, com o numero 378.

Há 90 anos, acontecia no Teatro de Santa Isabel, o concerto do pianista polaco Ignaz Friedmann.

Há 90 anos, nascia em Pernambuco, a senhora Evany Pires Ferreira Souto, que morreu no dia 4 de novembro de 2009.

Há 90 anos, acontecia no Teatro de Santa Isabel, a I Exposição Geral de Belas Artes. A comissão efetiva foi composta por Álvaro Amorim, Balthazar da Câmara, Euclides Fonseca, Mario Nunes, Mario Tullio e Pedro de Franci.

Há 80 anos, nascia em Pernambuco, o cantor Joaquim Gonçalves, que moreu no dia 3 de janeiro de 2014.

Há 70 anos, a Radio Jornal do Commercio lançava a novela Os Miseráveis de Victor Hugo, sob a direção artística de Teofilho Barros Filho e direção de Joel Pontes. No elenco Alberto Lopes, Joel Pontes, Norma Andrade, Geraldo Lopes, June Sarita, Mario Barros, Bastos Jr, Aluizio Pimentel, Djalma Miranda, Monica Maria, Manuel Malta, Maria José, Luiza de Oliveira, Amarilio Niceas.

Há 55 anos, acontecia na Ilha do Retiro, o Torneio Inicio de Futebol de 1964. Participaram Central, America, Centro, Santa Cruz, Sport, Ferroviário, Náutico, Ibis. O campeão foi o Náutico ao vencer o Santa Cruz por 1×0.  Gol de Nado.

Há 40 anos, o cônsul Marvin Hoffenberg terminava sua missão como Cônsul dos Estados Unidos no Nordeste. A consulesa Lucia Hoffenberg era carioca e conquistou nossa sociedade.

Há 30 anos, morria nos Estados Unidos, o transexual Christine Jorgensen, que nasceu no dia 30 de maio de 1926.

Há 10 anos, morria em Pernambuco, a jornalista Betânia Mascarenhas, que nasceu no dia 17 de fevereiro de 1954.

Gostou ?
Compartilhe !