Fernando Machado

Blog

Recife festeja o Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês (Chun Jié Kuaì lè) foi comemorado quinta-feira na Arcádia de Boa Viagem, sob o comando da cônsul geral da China, Yan Yuqing. Paralelamente tivemos duas exposições de fotografias (Construção do Cinturão e Rota e de Imigrantes Chineses e a 40º aniversário da Reforma e da abertura da China). Yan Yuqing, em grande noite num qipao, traje tradicional do seu país, recebia os convidados.

Chen Lili e Yan Yuqing (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral do Japão Jiro Maruhashi (Foto: Fernando Machado)

Luiza Gross comandou o cerimonial com direito a três falas. A da diplomata chinesa muito bonita enaltecendo as culturas chinesas e pernambucanas. Após as falas a Orquestra Criança Cidadã e o Maestro Spok tocaram dois frevos: Último Regresso de Livino Ferreira e Folião Ausente de Sivuca. Um grupo de passistas fez evoluções do nosso ritmo. Uma pena que o hino do nosso carnaval, Vassourinhas, foi esquecido.

Alberto Ferreira da Costa e Carmen (Foto: Fernando Machado)

Ana Alice e Marcelo Guerra (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos um coral, de 20 vozes, à frente a cônsul geral Yan Yuqing, cantando a musica Grande China. A decoração foi assinada por de Anderson Barbosa que usou e abusou do vermelho. Muitas lanternas caiam do teto. Na entrada um canteiro de gérberas e boca de leão nas cores amarela e laranja. Um dos destaques foi a presença do deus da prosperidade, Caishen.

Antonio Mario Pinto e Clotilde (Foto: Fernando Machado)

Marcos Dubeux e Maria Clara (Foto: Fernando Machado)

Muita gente fez questão de fazer selfies com ele e depois recebiam um envelope da sorte. Um sucesso. A chefe do escritório da Agencia Xinhua, agencia de noticias oficial da China para a América Latina, a jornalista Zhao Yan, foi uma presença muito festejada. Realmente a cônsul geral da China, Yan Yuqing, está revolucionando o Corpo Consular de Pernambuco.

A jornalista Zhao Yan (Foto: Fernando Machado)

O secretário de turismo de Goiana Roberto Pereira e o Maestro Spok (Foto: Fernando Machado)

O jantar foi de se comer rezando para o Senhor do Bonfim teve pratos brasileiros e pratos chineses. O chef Wen Gongshi colocou no cardápio chao fan (arroz frito), chao mifen (macarrão de arroz frito), qing tang yu wan (sopa de bolinhas de peixe), meicai kou rou (porco no vapor) e tangyuan (doces bolinhas de arroz coloridas). Na ilha de saladas tinha de buquê de folhas nobres com frutas.

Lai Lifang, Luiza Gloss, Caishen, Zhang Re (Foto: Fernando Machado)

Gisela e Teresa Latache, Heldio e Mercia Villar (Foto: Fernando Machado)

Ainda queijos em cubos, molho mostarda com hortelã; salada italiana com massa colorida, tomate seco, cubos de queijos e azeitonas temperadas; trilogia de folhas com salada de grãos temperados no azeite de ervas, salada de camarão com batatas temperadas ao azeite e salsa. Na ilha de pratos quentes moqueca de peixe, rotolone com recheio de queijo, filé de frango com batatas douradas, filé mignon com legumes grelhados, abacaxi caramelado, cebola no mel, e molho demi-glacê, acompanhado de arroz vom castanha..

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.