Fernando Machado

Kanpai, Imperador Akihito!

Luiza Nogueira, Jiro Maruhashi e Raul Henry (Foto: Fernando Machado)

Quarta-feira, tivemos no Salão Cícero Dias, do Mar Hotel, em Boa Viagem, a comemoração da Data Nacional do Japão, ou seja dia do aniversário do Imperador é comemorada no dia do aniversário do Imperador Akihito, ou seja 23 de dezembro. Ao que tudo indica deverá ser o último festejo, pois em maio ele deverá renunciar e passara o trono para o príncipe Naruhito. Como o aniversário dele é 23 de fevereiro, no próximo ano ainda será festejado em dezembro. Então a partir de 2020 a data Nacional do Japão será comemorada em fevereiro.

Gabriel e Lúcia Bacelar (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral Jiro Maruhashi e o maestro Ademir Araujo (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral Jiro Maruhashi está de parabéns pela bonita recepção, por sinal a primeira como cônsul geral, pois no ano passado ele era cônsul. A decoração estava lindíssima com arranjos de ikebana por vários recantos do espaço. A eficiente secretária do consulado Emi Sukarara foi a Mestre de Cerimônia da festa. Primeiro tivemos a execução dos hinos do Brasil, interpretado por Lika Kawano e o do Japão, cantado por Manae Kopana e Mizuki Takahashi. O acompanhamento foi com recurso sonoro e perfeito, parecia uma orquestra de verdade.

vice-cônsul Darwin Fuentes, a cônsul Sonia Rossel da Venezuela e Jiro Maruhashi (Foto: Fernando Machado)

A cônsul geral da Alemanha Maria Köenning de Siqueira Regueira e o marido Roberto Siqueira Regueira (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a fala do futuro cônsul geral Jiro Maruhashi, que falou sobre a cultura do seu país e a amizade entre o Brasil e o Japão, inclusive lembrou que com o novo presidente Jair Bolsonaro as relações diplomáticas continuarão com a mesma intensidade, ou melhor, digo eu. Na seqüência aconteceu um brinde compartilhado pelos 300 convidados. E encerrou erguendo uma taça de saquê, celebrando os 85 anos do Imperador. Jiro Mauhashi chamou até o tablado montado, intercalado pelas bandeiras do Brasil e do Japão, a jogadora de futebol nipônica Kirara Fujio, que passou dois anos treinando no Sport Club do Recife. Kirara retornou sexta-feira para Tóquio, e deve ser convocada para na seleção do seu país.

O general Heber Portella e Maristela com a diretora do Hospital Naval Cristina Heuseler (Foto: Fernando Machado)

O diretor da Escola de Aprendizes de Marinheiros Omar Salles Almeida e Carolina (Foto: Fernando Machado)

O bufê foi assinado pelo chef Taró Matsumoto e estava de a gente de joelhos. O cardápio constou de Kimpirá Gobo com hijiki, Nambamzuke com berinjela frita e pimenta doce, Salada Harusame com wakame fresco e goma, Dashi tamagoyaki, Hana nirá refogado, Barazushi com mini shitake, gobo, kamaboko e kizami kombu, arroz de matsutake com shitake e amendoim, mini oniguiri com matchá.  Ainda gomá e furikake, yakizakana (katsuo) com molho cítrico de nabo, gengibre e pepino, lombo de porco grelhado com sweet chili, tempura de batata doce e abacaxi. Não se esquecer da mesa de sushi e sashimi que os convidados partiram para cima e não sobrou nada.

A executiva Sheila Wanderley (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !