Fernando Machado

Carlos Ranulpho: O Mercador da Beleza

Maria José das Neves e João Ranulpho (Fotos: Reprodução do livro)

Hoje, às 19h, vamos ter na Galeria Ranulpho, no Recife Antigo, o lançamento do livro Carlos Ranulpho – O Mercador de Beleza, escrito pelo competente jornalista Marcelo Pereira. Paralelamente acontece uma exposição intitulada Uma História de Arte. Na obra Marcelo nos leva para tour pelo mundo deste colecionador e galerista. Começa falando sobre o seu pai, J. Ranulpho, caricaturista e desenhista e que era fã de Luiz Carlos Prestes e por isso, recebeu o nome Carlos.

Filipe entre os pais Carlos Ranulpho e Maria Dulce (Foto: Reprodução do livro)

Carlos Ranulpho de Albuquerque nasceu na Rua da Praia, no Recife, em 28 de abril de 1929, filho de João Ranulpho Lopes de Albuquerque e Maria José das Neves. Antes de ser marchand, Ranulpho foi comerciante, sua primeira loja foi na Rua da Aurora, a It Presentes, depois virou Ranulpho Joalheiros. Seu primeiro trabalho como marchand foi com o artista plástico cearense Chico Silva. Os maiores nomes das artes plásticas como Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Wellington Virgolino, para citar apenas nomes, passaram pela sua galeria.

O biografo e jornalista Marcelo Pereira (Foto: Heudes Régis)

Nesta viagem sentimental Marcelo Pereira coloca com maestria dados importantes da vida de Carlos Ranulpho, como o casamento com Maria Dulce, seu filho Filipe (ambos já falecidos), dos vernissages que mexiam com a sociedade pernambucana. Em abril de 1975 ele inaugurou a Galeria na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem e em 2001 a atual, na Rua do Bom Jesus, onde acontecerá a festa de hoje. Adorei o livro, com suas imagens que me levaram ao Recife do glamour.

Gostou ?
Compartilhe !