Fernando Machado

Blog

Boas Vindas para Yan Yuqing

A cônsul geral Yan Yuqing, o vice-consul geral Shang Siyuan e a consulesa Dong (Foto: Fernando Machado)

Estou sentindo que a nova cônsul da China, a diplomata Yan Yuqing, vai revolucionar o Corpo Consular de Pernambuco, que anda meio borocoxó. Primeiro retomou uma praxe fora de uso por aqui, faz muito tempo. Fez uma recepção belíssima para se apresentar aos diplomatas, políticos e a sociedade pernambucanos, na noite de quinta-feira na Villa Ponte D’Uchôa, nas Graças. Nos anos dourados da diplomacia era comum essa prática.

Os cônsules Alejandro Lastra, da Argentina, e Jiro Maruhashi co Japão com o jornalista João Alberto (Foto: Fernando Machado)

Roberto  de Siqueira Regueira e a cônsul geral da Alemanha Maria Koenning de Siqueira Regueira (Foto: Fernando Machado)

A Villa Ponte d’Uchoa Recepções situada na Avenida Rui Barbosa, nas Graças é um palacete, em estilo colonial, datado de 1950, fazia parte do aglomerado do clã Baptista da Silva, depois virou a residência do casal  Hilda née Baptista da Silva e Marcelo Carneiro Leão, e onde parte da história da nossa sociedade está ali guardada. Nas paredes telas de alguns artistas plásticos, como Reynaldo, Lima Castro, Tânia Carneiro Leão. A decoração foi de Anderson Barbosa.

O cônsul geral dos EUA, John Barrett, o secretário Antonio Mário à côté Maria Clotilde (Foto: Fernando Machado)

Sheila Wanderley e Ana Neri Meneses (Foto: Fernando Machado)

Anderson usou no ambiente as cores vibrantes daquele país oriental. Os adornos vermelhos com os usados para dar sorte e lanternas de papel. Artesanato de nó tradicional, que segundo a lenda chinesa dá muita sorte. Também tínhamos arranjos de flores tropicais. Algumas mesas altas para suporte de pratos e copos de bebidas. Sem dúvida um ambiente simples, mas interessante.

O general Heber Garcia Portella e o presidente do Galo da Madrugada Rômulo Meneses (Foto: Fernando Machado)

Elaine e o marido Roberto Pereira (secretário de Turismo de Goiana (Foto: Fernando Machado)

A cônsul Yan Yuqing, em grande noite num modelo de seda chinesa, recebia os convidados ao lado do vice-cônsul geral Shang Siyuan e a consulesa Dong. A hostess Luiza Gross convidou a diplomata para fazer uma saudação. Como não ainda português, Yan leu em português e entre outras coisas falou do futebol brasileiro, lembrando os jogadores Junior, Sócrates e Zico. Depois falou o secretário Antônio Mário Abreu Pinto, em nome do governo do Estado.

Bruna e o marido Ricardo Pessoa de Queiroz Filho, cônsul honorário da Áustria (Foto: Fernando Machado)

As senhoras Cristina Guimarães Ribeiro e Tereza Guimarães Latache (Foto: Fernando Machado)

O bufê foi grifado por Conceição Vieira, leia-se Boulevard Recepções, que serviu durante o coquetel canapés variados, carpaccio ao molho Dijon com torradas crocantes, lichia recheada com cream cheese e castanhas, cambraias de queijo holandês maçaricado e coulis de frutas vermelhas, sitcks (camarão com abacaxi e pimenta biquinho e morango com queijo golda com redução de vinho do porto), trouxinha folhada de maçãa com canela e de bacalhau.

Helena Chaves e Ricardo Essinger, ele presidente da FIEPE (Foto: Fernando Machado)

O comandante do Corpo de Bombeiros Manoel de Oliveira Cunha Filho e Josineide (Foto: Fernando Machado)

Para jantar, de se comer rezando para Nossa Senhora do Carmo, saladas (chinesa e de folhas nobres, com laminas de pêra, mussarela de búfula e tomate seco), filé mignon ao molho madeira, frutos do mar à pernambucana, servido na moranga, acompanhada de arroz com açafrão, arroz de castanhas, cenouras caramelizadas e batatas sautée. Como sobremesas mousse de maracujá, cartola ao forno e bolo de rolo.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.