Fernando Machado

Parabéns, Portugal!

Celso e Andresa Gaspar, com Marco Ferreira de Melo (Foto: Fernando Machado)

Aconteceu segunda-feira, à noite, no Gabinete Português de Leitura fundado pelo médico e jornalista João Vicente Monteiro, em 1 de novembro de 1850, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Paralelamente tivemos o vernissage da artista plástica Vera Sato. O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é muito imponente, em estilo eclético, de três andares. Ele começou a ser construído em 1909, e foi projetado por Rodolfo Lima, especialista de arte gótica de igrejas.

Brigadeiro Walcyr Castilho, Verônica Souza, Carmen e Alberto Ferreira da Costa (Foto: Fernando Machado)

Adriano Moutinho, cônsul honorário da Bahia Edgar Barbosa e Marco Ferreira de Melo (Foto: Fernando Machado)

Carlos Mesquita de Fernando Pessoa, Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti Filho (Foto: Fernando Machado)

O Salão Nobre é de uma exuberância sem limites, onde se respira história. Foi lá que o aconteceu a cerimônia e o depois o jantar. Seu mobiliário quase todo é do século 18 e 19. No tablado foram colocados um pedestal onde repousava a imagem de bronze de Luiz de Camões (1524/1580), as bandeira do Brasil e de Portugal, uma mesa enorme em jacarandá torneada, estilo tipicamente português.

Alberto Ferreira da Costa, Laura Areias, Marco Ferreira de Melo e Ana Karina Soares (Foto: Fernando Machado)

Fernando Aguiar, Luciana e Bento Romeira (Foto: Fernando Machado)

Florian Baesa e a vice-cônsul da França Natacha Boguchi (Foto: Fernando Machado)

Caindo do teto tínhamos dois lustres de bronze com adereços de alabastros. O vitral, que está colocado abaixo da clara boia e clareia o local é lindo demais. O mestre de cerimônias foi Silas da Costa e Silva que chamou as autoridades para compor a mesa. Depois ouvimos os hinos do Brasil e de Portugal. Tivemos apenas duas falas: a do presidente do Gabinete, Celso Stamford Gaspar e a do vice-cônsul de Portugal Marco Ferreira de Melo.

O cônsul geral do Japão Jiro Maruhashi (Foto: Fernando Machado)

A cônsul geral da Alemanha, Maria Köenning de Siqueira Regueira e o marido Roberto de Siqueira Regueira (Foto: Fernando Machado)

Rose Beltrão e Joaquim Francisco de Sousa (Foto: Fernando Machado)

A parte cultural ficou por conta do Grupo de Dança do Clube Português do Recife, chamado Rancho Folclorico, composto de 16 pessoas, que fez sete apresentações. Ele encerrou dançando Uma Casa Portuguesa da fadista/diva Amália Rodrigues. Finalizou com a performnce da Literatrupo evocando os 130 anos de Fernando Pessoa. Durante a ceia o fundo musical ficou por conta do Maestro Lúcio Azevedo e a cantora Kelly Rosa.

O cerimonialista Silas da Costa e Silva (Foto: Fernando Machado)

A artista plastica Vera Sato (Foto: Fernando Machado)

O Folclórico do Clube Português do Recife (Foto: Fernando Machado)

O jantar, grifado pela Arcádia, para 200 pessoas, sentado, era de a gente comer rezando para Nossa Senhora de Fátima. No cardápio rotiloni de queijo, risoto de bacalhau (estava tão bom que muita gente repetiu), uma mariscada e o tradicional caldo verde. Tudo isso regado a vinho branco e tinto Maria Izabel, leia-se o empreendedor João Carlos Paes Mendonça.

Gostou ?
Compartilhe !