Fernando Machado

A EAM-PE tem novo Comandante

Sem pompa e circunstancia tivemos terça-feira, à tarde, a cerimônia de passagem de comando da Escola de Aprendizes de Marinheiros de Pernambuco, no campo de futebol da escola. O calor era tanto que uma marinheira desmaiou. Tivemos a execução do Hino do Brasil, via som, pois a Banda da EAM-PE ainda está em formação. A cerimônia muito rápida foi presidida pelo vice-almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire, comandante do III Distrito Naval.

Carolina e Omar Salles Almeida e a filha Larissa (Foto: Fernando Machado)

Almirante Renato Aguiar Freire e Ayla (Foto: Fernando Machado)

O Capitão-de-Fragata Marcos Valle de Moura passou as funções para o também Capitão-de-Fragata Omar Salles Almeida. Como os novos marinheiros, chegaram recentemente, apenas uma pequena tropa estava no estádio. Saí da solenidade frustrado, pois não ouvi a execução do Cisne Branco, um dos hinos mais bonitos que conheço. Tivemos leitura das portarias de exoneração e nomeação do comandante Moura e Omar, assinada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Marcos Valle de Moura e a esposa Isabelle entre os filhos Felipe e Tiago (Foto: Fernando Machado)

O Capitão dos Portos Mauricio Bravo entre Guilherme Lima e Roberto Moliterno (Foto: Fernando Machado)

Tivemos as falas do comandante da EAM-PE que saia, Marcos Valle de Moura e a do que entrava Omar Salles Almeida, além é claro, a do comandante do III DN, vice-almirante Renato Freire. O speech do Fragata Marcos foi entremeado de emoção e saudades. Encerrou cantando o hino da escola que não foi executado na cerimônia: “Adeus o Escola querida / adeus vou à pátria servir / adeus camaradas gentis / adeus, adeus, adeus eu vou partir”. Até os pássaros que sempre sobrevoam aqueles eventos não deram sinal de vida.

O general Fernando Ferreira e a executiva Maria Inês Pessoa (Foto: Fernando Machado)

Zilma Figueiredo, Áurea Rosa Melo e a capitã corveta Isabelle Moura (Foto: Fernando Machado)

Depois aconteceu um lanche na Praça d’Armas da EAM-PE, grifado pelos responsáveis da gastronomia da escola, sob a supervisão do mestre das armas, Freitas. O cardápio constou de vários tipos de quiches. O capitão de fragata Marcos Valle de Moura servir no Ministério da Defesa, que está acabando a história das Forças Armadas em Pernambuco, desde os terríveis governos do PT. É bom lembrar que o atual ministro é pernambucano. O blog se nega a citar o seu nome, pela sua falta de pernambucanidade.

Gostou ?
Compartilhe !