Fernando Machado

Parabéns, Otacílio Venâncio!

Otacílio Venâncio, entre os filhos Otacílio e Katia (Foto: Fernando Machado)

Fundado pelo Barão de Casa Forte, Antônio João d’Amorim, no dia 17 de julho de 1885, no Largo do Corpo Santo, número 11; como Club Regata Ultramarino, mas no dia 19 de julho de 1889, virava Clube Internacional do Recife. Em 28 de novembro 1914, clube deixa o Corpo Santo e fica sediado na Rua da Aurora, 265. A inauguração no novo endereço, Rua Benfica, aconteceu no sábado de Carnaval, dia 16 de fevereiro de 1938. O presidente Adalgiso Lubambo entregou a missão do projeto ao engenheiro Heitor Maia Filho.

Anete Cunha (Foto: Fernando Machado)

Angélia Tasso (Foto: Fernando Machado)

Como era Carnaval, tivemos no sábado gordo uma noitada que marcou época na história da nossa sociedade. A decoração foi do artista plástico Lula Cardoso Ayres. Para as danças tocaram a Jazz da PRA 8, sob a direção do maestro Nelson Ferreira e o Bando Acadêmico dirigido por Rogoberto Cunha. Na primeira faziam parte do grupo Zumba, Felinho e Levino Ferreira e na segunda o nosso querido Capiba.

Carlos Gil Rodrigues e Beta (Foto: Fernando Machado)

Dina e Mário Gil Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Não foi a inauguração foi oficial, pois esta somente aconteceria na comemoração do seu aniversário, dia 17 de julho de 1938. A atual sede era a o palacete da família Mario Ramos. Pois bem sábado o Clube Internacional do Recife reviveu seus anos dourados, graças à comemoração dos 100 anos do eterno diretor social Otacílio Venancio, que projetou demais, ao lado de Alcione Melo, o carnaval. O salão grande parecia um ambiente real.

José Carlos Barros Carvalho e a neta Gabriela (Foto: Fernando Machado)

Os irmãos Lucas e Maria Eduarda Venâncio (Foto: Fernando Machado)

A decoradora Marcês Santiago conseguiu remeter o clube aos tempos dos Bal Masqué, graças a pareceria da Projeção Cenográfica da LMP Projeções, pois conseguiu um efeito deslumbrante. Na entrada um grupo de rapazes e moças vestidos de cavalheiros e damas imperiais. Até bobos da corte fizeram encenações. O bufê foi de Letícia Antunes e o prato de resistência foi risoto (frango e camarão).

Luciana e Otacilio Venancio Junior (Foto: Fernando Machado)

Sonia Fernandes e Girley Brazileiro (Foto: Fernando Machado)

A animação ficou por conta da Orquestra Super Oara, que por sinal já cantou nos carnavais do clube, ao lado das orquestras de Nelson Ferreira, Fernando Borges, Duda e José Menezes. Da cadeira jurou que vi Clovis Bornay, Evandro de Castro Lima, Mucio Catão, Almir da Paixão, Diva Pacheco, Marlene Paiva, Eutalia Figueiredo,  Nucia Miranda, Carlos Queiroz, Consuelá, Milton Araujo, Hugo Vernon, Jesus Henrique, Mauro Rosas e Zacharias do Rego Monteiro, desfilando suas belíssimas fantasias.

Gostou ?
Compartilhe !