Fernando Machado

Fernanda Dias: A chef da Marca

Fernanda Dias entre os filhos Jacinto, Licinio, adriana, Christiana e Isabel (Foto: Fernando Machado)

Fernanda Dias e Flávia de Gusmão (Foto: Fernando Machado)

Fernanda Maria Monteiro nasceu em Pernambuco, no dia 4 de setembro de 1934 é Lundgren pela parte da mãe e acrescentou o sobrenome Dias, no dia 10 de setembro de 1955, ao casar com o jovem português Licínio Dias Ferreira. A partir daí virou apenas Fernanda Dias. A Casa dos Frios pertencia ao alemão Hans Hirschfeld, era fixada na Rua da Palma, desde 1949. Em 1957, foi adquirida por Licinio e o irmão Armênio. Em 20 de dezembro de 1969, Licinio adquiriu a Casa dos Frios de Armênio Dias e passou ser conduzida por Fernanda e Licinio.

A primeira dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara (Foto: Fernando Machado)

Alexandre Perez e o filho Pedro (Foto: Fernando Machado)

Saíram da Rua da Palma e foram para Avenida Rui Barbosa, na Graças, onde repousa até os dias atuais. Das encomendas de empadas a Casa dos Frios promove o Bolo de Rolo e a ousadia de Fernanda não teve limites. Licinio Dias Ferreira faleceu, em Portugal, em 1995. A Casa dos Frios passou a ser capitaneada pela locomotiva Fernanda e agora é um supermercado de doces e bebidas, com filial em Boa Viagem. Pois foi neste recanto luso-brasileiro que Fernanda Dias lançou a sua biografia, escrita pela pitonisa da gastronomia pernambucana, a jornalista Flávia de Gusmão.

Ana Maria Tavares, Ricardo Batista e Ana Lucia Belo (Foto: Fernando Machado)

Bruno Albertim e o artista plastico Tonfil (Foto: Fernando Machado)

A união de duas notáveis resultou numa maravilha editorial. Tudo aconteceu no primeiro andar da Casa dos Frios. Fernanda que estava em grande noite num modelo de tecido francês adquirido em Lisboa, começou autografar o Fernanda Dias: Uma Vida para construir uma marca, editada pela CEPE, pelo projeto Memórias, antes da hora do Angelus. E a fila era grande. Depois interrompeu a missão para uma breve cerimônia tendo frente o cerimonialista Kiryl Muniz.

Cesar Santos, Fabianna Pepeu, Luciano Roberto e Lou Melo (Foto: Fernando Machado)

Isis Santini e Carlos Lundgren (Foto: Fernando Machado)

Tivemos apenas três falas. A primeira foi de Flávia que estava irrepreensível num modelo preto bordado da grife Notting Hill, from London; a segunda coube a biografada e a terceira ao presidente da CEPE Ricardo Leitão, que se retirou da festa minutos depois. Não pude nem fotografá-lo. Sua agenda deveria está lotada de compromissos. Depois Fernanda voltou a sentar à mesa continuar a autografar a obra.

Maria das Graças Monteiro e o filho Pedro Henrique Leitão (Foto: Fernando Machado)

Mariza Pontes e Wellington de Melo (Foto: Fernando Machado)

O coquetel foi bem tradicional e de deixar Apicius morrendo de inveja, com bolo de rolo, pastéis de festas, mini quiches, coxinhas de galinha e queijos de várias qualidades. Fernanda estava acompanhada dos filhos Jacinto, Licinio, Adriana, Christiana e Isabel e dos netos. Carol, única filha ausente, reside em Portugal, mas acompanhou parte do sucesso do evento graças ao Instagram. A modernidade é uma coisa muito boa.

Sophia Lins (Foto: Fernando Machado)

Ricardo Melo, Kiryl Muniz e Gilson Oliveira (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !