Fernando Machado

Kanpai, Imperador Akihito!

A Data Nacional do Japão, é comemorada no dia do aniversário do Imperador Akihito, estreia idade nova, ou seja 23 de dezembro. E para festejar a data, o novo cônsul do Japão, Jiro Maruhashi, ofereceu recepção no Bufê Les Anis, em Setubal. Esta foi a última festa da representação diplomática nipônica como escritório, a partir de primeiro de janeiro volta a ser Consulado Geral. Portanto essa foi a primeira reunião tendo à frente o cônsul Jiro Maruhashi.

O consul do Japão, Jiro Maruhashi entre a consulesa Patricia e o cônsul geral da Argentina Jaime Beserman  (Foto: Fernando Machado)

Os cônsules Gabor de Zagon da Italia e Martina Bock de Oliveira da Alemanha com o maestro Ademir Araújo (Foto: Fernando Machado)

A secretária do consulado Emi Sukarara foi a Mestre de Cerimônia da festa. Primeiro tivemos a execução dos hinos do Brasil e depois o Japão. Estranhei que no final ninguém aplaudiu. O mundo está mudado. Depois tivemos a fala do futuro cônsul geral Jiro Maruhashi, que falou sobre a cultura do seu país e a amizade entre o Brasil e o Japão. Na seqüência aconteceu um brinde compartilhado pelos 200 convidados.

O secretário Giovani Oliveira sua esposa Fátima Naomi Takada com o cônsul Tadao Furukawa (Foto: Fernando Machado)

O general Hêber Garcia Portella e sua Maristela (Foto: Fernando Machado)

E encerrou erguendo uma taça com espumante made in Japan, brindando com os 200 convidados os 84 anos do Imperador. No próximo no ele vai abdicar o trono e assume seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito, que nasceu também no dia 23 de dezembro, mas em 1960. A decoração constou de um altar com objeto janponeses e arranjos de ikebana, lindos por sinal.

Jiro Maruhashi e Cristina Freyre (Foto: Fernando Machado)

O comandante do Corpo de Bombeiros Manoel de Oliveira Cunha e Josineide (Foto: Fernando Machado)

O cardápio constou de escalope de filé ao molho madeira e risot de quatro queijos. Todavia o grande sucesso ficou por conta da mesa de sushi, pelo sushibar Nagai. A fila era interminável. Tudo isso regado a quatro tipos de saquês: o de licor de ameixa japonesa, cachaça de batata doce, shaiehikem (espumante de arroz) e matsuno tsukasa.

Sonia Freyre e Antônio Azevedo (Foto: Fernando Machado)

O vereador André Régis e Luciana (Foto: Fernando Machado)

Às 21h30, o cônsul Jiro Maruhashi voltou para o foyer de entrada da casa de recepção, lembrando que estava na hora do Sayonara. Informação consular: A partir de janeiro a sede do consulado geral do Japão sairá do atual endereço para se fixar no complexo de escritórios do RioMar, no Pina. Afinal de contas ano novo, casa nova.

Gostou ?
Compartilhe !