Fernando Machado

Blog

Lourdes Sarmento e o Segredo das Acácias

Anete Cunha, Lourdes, Margarida Cantarelli e Geralda Farias (Foto: Fernando Machado)

Laura Areias e Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)

No final da tarde de segunda-feira tivemos, no auditório Mauro Mota, da Academia Pernambucana de Letras uma sessão ordinária tendo como figura central a acadêmica Lourdes Sarmento. O tema do encontro foi A poética de Lourdes Sarmento – 20 anos de Poésie du Brésil. O encontro foi presidido pela imortal Margarida Cantarelli.

Edir Meirelles e Marly Mota (Foto: Fernando Machado)

O primeiro a falar foi o acadêmico Lucilo Varejão Neto. Depois tivemos as palavras do escritor carioca Edir Meirelles, da presidente União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro Juçara Valverde e finalizando falou a homenageada. No seu speech, Lourdes agradeceu a todos que a ajudaram para aquele intercambio de escritores.

Melchiades Montenegro e Leonyr Nunes (Foto: Fernando Machado)

Os alunos da Escola Estadual José Alencar Gomes da Silva, localizado no Janga em Paulista, que fazem parte do Projeto Pasargada declamaram uma poesia de Lourdes Sarmento, sob a coordenação de Fabrizia Gomes. Os 32 estudantes estavam muito felizes com a oportunidade de se apresentarem na Casa de Carneiro Vilela.

Heliane e Geovani Tenório (Foto: Fernando Machado)

Outro momento de arte foi aquele proporcionado pela presidente da Academia Pernambucana de Música, Leny Amorim Malheiros, ao reger o coral Novo Milenio. O grupo cantou Recife Terra dos Coqueiros, Canção de Amor de Edson Rodrigues e finalmente Mulher Rendeira de Luiz Gonzaga. Ainda tivemos o ator Eduardo Gomes declamando poesias de Lourdes Barreto.

Juçara Valverde, Angela Guerra, Edir Meirelles, Márcia Barroca e Dyandrea Portugal (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a entrega de Diplomas de Personalidade Cultural da UBE-RJ, para a presidente Margarida Cantarelli, para a Academia Pernambucana de Letras e claro para Lourdes Sarmento. Na seqüência Lourdes Barreto seguiu para o salão Frei Caneca para autografar o seu livro O Segredo das Acácias. Enquanto isso Ivanildo & Teclados fazia o fundo musical.

Carlos Rangel, Taciana e Nivaldo Mulatinho (Foto: Fernando Machado)

Também foi servido um coquetel, com destaque para o bolo de noiva preparado por Lais Costa. Lourdes Sarmento saiu da Academia Pernambucana de Letras muito contente. Com certeza ao chegar em casa dobrou o lençol / dobrou a noite machucada de estrelas e dormiu com direito ao sono da vitória.

Os alunos do Projeto Pasárgada e a professora Fabrizia Gomes (Foto: Fernando Machado)

Leny Amorim e o Coral Novo Milênio (Foto: Fernando Machado)

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.