Fernando Machado

Blog

Parabéns, Frei ou Padre Rinaldo!

Dom Antônio Tourinho, padre Rinaldo e dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

O ex-governador João Lyra Filho e Leila Queiroz (Foto: Fernando Machado)

A Igreja da Madre Deus com seu estilo Maneirista datada 1720, cujo altar-mor é deslumbrante todo recheado de talhas barrocas do século XVIII, é a mais antiga do Recife. Quando a Igreja do Corpo Santo, a primeira instalada no Recife Antigo, foi demolida, em 1913, todo seu acervo de imagens foi transferido para a Madre Deus. O seu lavabo de mármore de Estremoz é considerado um dos mais bonitos do Brasil. No seu retabulo o destaque fica para a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus também século XVIII. Os fundos do templo ficam debruçados para o Rio Capibaribe.

A primeira dama de Pernambuco Ana Luisa Camara e Adriana Figueira (Foto: Fernando Machado)

Foi erguida na época em que a Congregação do Oratório de São Filipe Néri, uma ordem religiosa fundada em Pernambuco ainda no século XVII, tinha grande prestígio na sociedade. No século XIX a ordem foi extinta, deixando a Madre de Deus como uma herança ao Recife, assim como o Convento de São Felipe Néri, ou Convento dos Oratorianos; já sediou a Alfândega do Recife e atualmente é o Shopping Paço Alfândega. Em 1971, a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, precisando passar por reformas nas décadas seguintes.

Geraldo Julio de Mello Filho, frei Rinaldo e Cristina Quirino de Mello (Foto: Divulgação)

Sua beleza, entretanto, permanece imaculada. No seu interior, é possível encontrar pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos. Pois bem, foi nesse cenário hollywoodiano que aconteceu, ontem, às 11h, as comemorações da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e dos 15 anos de ordenação do Frei ou Padre Rinaldo Pereira dos Santos, pároco daquele templo.

João Alberto, Sheila Wanderley e a desembargadora federal Margarida Cantarelli (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical, por sinal esplendido, foi formado por Evandro Lopes (violão), Getúlio Lemos (teclado), Lito Pereira (contrabaixo) e Lilia Barreto (vocalista). Os sinos da Madre Deus começaram a tocar e ao som “De alegria vibrei no Senhor / Pois vestiu-me com sua justiça / Adornou-me com jóias bonitas / Como esposa do Rei me elevou”, ingressou pela nave central o cortejo formado por Dom Fernando Saburido, Dom Antônio Tourinho, padres, freis, diáconos, seminaristas e claro Frei Rinaldo.

Dom Tourinho, frei França e dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

A primeira leitura foi proclamada pelo diácono Raul Mariz, o Salmo Responsorial foi cantado pelo seminarista Vinicius Costa, e a segunda leitura proclamada por Eveline Cross. A Proclamação do Evangelho coube ao diácono Antônio e a homilia a Dom Fernando Saburido, que presidiu a cerimônia religiosa e depois transferiu para o Padre Rinaldo. Tendo como trilha sonora “Viva a mãe de Deus e nossa / Sem pecado conceida! / Viva a Virgem Imaculada / A Senhora Aparecida!” entra pela nave central a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Angela Mota e Eduardo Jorge Pragana (Foto: Fernando Machado)

Essa imagem faz parte do acervo de Padre Rinaldo. Foi um presente que recebeu há 15 anos, no dia de sua ordenação. A missa foi linda demais, e prestigiada, aliás não é nenhuma surpresa, Padre Rinaldo é muito competente e querido. O prefeito do Recife, Geraldo Julio de Melo Filho e a primeira dama Cristina, foram abraçá-lo, mas não ficaram para a missa. Não esquecer que os comentaristas foram os seminaristas Rodolfo e Vila Nova.

José dos Santos e Nadja (Foto: Fernando Machado)

Outra surpresa foi quando as crianças do Instituto de Música Dom da Paz apresentaram três números. Encerrada a missa solene Padre Rinaldo convidou os fiéis para o corte do bolo, por sinal muito gostoso feito pela paroquiana Izabete Amara. Depois Frei Rinaldo, ao lado dos pais Rozemiro e Risonete Pereira, recebeu um pequeno os sacerdotes para um almoço no salão paroquial. O bufê foi da Arcádia e no cardápio estrogonofe de carne e risoto de frango.

Frei Rinaldo com os pais Rozemiro e Risonete Santos (Foto: Fernando Machado)

Ângela Souza e fre Ademir (Foto: Fernando Machado)

0
2 Discussions on
“Parabéns, Frei ou Padre Rinaldo!”
  • Parabéns bela cobertura do evento da Madre de Deus, do dia 12.10.17, sou seu fã gosto muito do seu estilo, só que o senhor esqueceu de mencionar a Tricentenário Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos lá Presente. Desde já agradeço a gentileza.

  • Caro Fernando Machado, muito bom seu trabalho mas resalto o que o meu irmão de ordem religiosa mencionou comentário anterior. A Tricentenaria Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos do Recife se fez presente nos 15 anos de ordenamento do caríssimo Frei Rinaldo Pereira. Nos que já habitamos a 104 anos na paroquia de São Frei Pedro Gonçalves da Madre de Deus.
    Meu nome é Anderson Santos e sou direto/representante provisório do Sodalicio supra mencionado.
    Desde já agradecemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.