Fernando Machado

Dom João José Motta

Há 30 anos, morria no Recife, o arcebispo João José da Motta Albuquerque, filho de Aline e José Feliciano da Motta e Albuquerque, nasceu no Recife, aos 27 de março de 1913. Fez o primeiro grau em Nazaré da Mata e o segundo grau, o curso de Filosofia e Teologia no Seminário de Olinda. Foi ordenado padre aos 28 de abril de 1935, em Nazaré da Mata. Dom Motta que era irmão do escritor Mauro Mota, faleceu no Recife aos 12 de setembro de 1987.

Dom Motta em várias fazes da sua vida religiosa (Fotos: Divulgação)

Como padre, João José da Motta Albuquerque desempenhou as seguintes funções: capelão de casas de religiosas, pároco de Nazaré da Mata, pró-Vigário Geral da Diocese de Nazaré da Mata, diretor do Colégio São José; secretário do bispado de Nazaré da Mata. Sua ordenação episcopal ocorreu também em Nazaré da Mata, aos 28 de abril de 1957.

O Papa João Paulo II e Dom Motta descendo no Brasil e o  arcebispo Dom Mota (Fotos: Divulgação)

Foi bispo de Afogados da Ingazeira, de 1957 a 1961; bispo de Sobral, no Ceará entre 21 de maio de 1961 e 15 de julho de 1964, quando foi designado Arcebispo de São Luís, no Maranhão. Quando era arcebispo de São Luís Dom Motta todas as vezes que ia participar do Concilio do Vaticano, dividia os aposentos com o arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtyla, que veio ser o Papa João Paulo II.

Gostou ?
Compartilhe !