Fernando Machado

Carmem Miranda: A pequena notável

Faz 62 anos hoje que a Pequena Notável, Carmen Miranda, trocava os palcos do planeta terra para se rebolar lá no céu. Ela que cantava tanto essa musica “Taí, eu fiz tudo p’rá você gostar de mim / Ah! meu bem, não faz assim comigo não! / Você tem, você tem que me dar seu coração!”, não cantaria mais, pois o brasileiro entregou seus corações para ela. Joubert de Andrade deve ter feito uma roda de samba para reverenciá-la. Será que São Pedro balançou suas chaves para saudá-la?.

A portuguesa mais brasileira que já ouvi falar (Foto: Divulgação)

Dorival Caymmi deve ter composto “O que é que a baiana tem? / O que é que a baiana tem? / Tem torso de seda tem / Tem brinco de ouro tem / Corrente de ouro tem / Tem pano da Costa tem / Tem bata rendada tem / Pulseira de ouro tem / E tem saia engomada tem / Tem sandália enfeitada tem / E tem graça como ninguém…! / Como ela requebra bem…! / Quando você se requebrar caia / por cima de mim”, para sua imagem nunca seja esquecida. Carmen Miranda nasceu em Portugal em 9 de fevereiro de 1909.

Carmen Miranda mostrou o que é que a baiana tem (Fotos: Divulgação)

E quanto interpretou: “Tico-tico / Tico-tico / O tico-tico tá / Tá outra vez aqui / O tico-tico tá comendo meu fubá / O tico-tico tem, tem que se alimentar / Que vá comer umas minhocas no pomar”, com seus trejeitos, seus adereços, seus balangandãs, incendiaram a Casa Branca. E encerro a homenagem para a musa dos gays com “Vestiu uma camisa listrada / E saiu por aí / Em vez de tomar chá com torrada / Ele bebeu Parati / Levava um canivete no cinto / E um pandeiro na mão / E sorria quando o povo dizia / Sossega, Leão, sossega Leão”. Morreu a artista e nasceu o mito.

Gostou ?
Compartilhe !