Fernando Machado

Independece Day 2017

John Barrett, Valéria e Richard Reiter (Foto: Fernando Machado)

A Villa Ponte d’Uchoa Recepções situada na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças é um palacete, em estilo colonial, datado de 1950, fazia parte do aglomerado dos Baptista da Silva, depois virou residência de Hilda née Baptista da Silva e Marcelo Carneiro Leão, e onde parte da história da nossa sociedade está ali guardada. Nas paredes telas de alguns artistas plásticos, como Reynaldo, Lima Castro, Tânia Carneiro Leão. Pois foi neste set que os 241 anos da Independência dos Estados Unidos da América do Norte foram comemorados, ontem, evocando o jazz de New Orleans.

Eliane Luna, Daniel Stewart e Joanna Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Todos os convidados ao ingressarem no Villa Ponte d’Uchoa recebiam bids (colares utilizados no Mardi Gras em New Orleans). Um foyer foi montado antes de ingressar ao salão principal onde ficaram o cônsul geral dos Estados Richard Reiter by Perry Ellis e a consulesa Valéria Reiter by Michael Kors recebendo os convidados para os cumprimentos e serem fotografados com os anfitriões. A decoração, by Mascavo Projetos, leia-se Adélia Schetini, inspirada em clubes de jazz, estava bonita.

Iohanna Weiss e Gabor de Zagon (Foto: Fernando Machado)

Tínhamos sobre as mesas arranjos pequenos, lamparinas, leques nas cores da bandeira norte-americana. Do teto caiam lustres como se estivéssemos em New Orleans. Em algumas paredes telões mostrando a cultura do jazz e seus ícones. O local lembrava um templo de New Orleans. A pernambucana Contrabanda, formada por três músicos arrasaram quarteirão tocando jazz, abriram os trabalhos musicais.

Luísa Saldanha e Sonia Rossel (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência a assessora de imprensa do consulado, Joanna Ferreira, subiu ao palco e convidou o Maestro Spok em solo executou o hino do Brasil, depois Spok e mais dois músicos tocaram o hino dos Estados Unidos. Um momento, que todos os convidados se emocionaram e mais ainda meus amigos Richard e Valéria. Tenho quase certeza que este momento os Reiter nunca mais esquecerão.

Maestro Spok e Richard Reiter (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência Joanna convidou o secretario de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, que em nome do Governo do Estado fez uma saudação. Falou das ações entre o governo de Pernambuco e o norte-americano. E lembrou que o novo cônsul geral fará uma viagem até Fernando de Noronha.Aproveitou para entregar ao Richard Reiter e para a cônsul de Política e Economia, Paloma Gonzalez uma placa.

Maria Köenning e Roberto de Siqueira Regueira, Martina Bock e João de Oliveira (Foto: Fernando Machado)

Depois foi a fez do Cônsul Geral, Richard Reiter, agradecer e explicar o sentido para os norte-americanos do Independence Day. Entre outras frisou “Fazemos isso porque as histórias do Brasil e dos Estados Unidos são tão semelhantes de diversas formas. Como no Brasil, o longo arco da história americana é refletido nas nossas formas musicais. Nós somos orgulhosos por termos contribuído com blues e jazz, e como o rock’n’roll e hip-hop – estilos musicais populares que são apreciados ao redor do mundo”.

Paloma Gonzalez, Sérgio Xavier e Luciana Nunes (Foto: Fernando Machado)

E frisou: “Esta noite, celebramos o jazz e, como estamos no Recifre, fazemos isso com um toque de frevo. Agora, jazz e frevo são pedaços importantes de nossas duas culturas – eles ajudam a contar a história de quem somos. E encerrou: Bem, mais uma vez gostaria de agradecer a todos por estarem aqui e por celebrarem este dia especial conosco. E em nome da minha família, gostaria de agradecer a todos por sua amizade e acolhida durante nossos três anos no Recife”.

Patrícia e Jaime Beserman (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência falou o novo cônsul geral, John Barrett, que nasceu na Califórnia aprendeu a jogar futebol brasileiro com os colegas de escola. Fala bom português pois antes trabalhou na Embaixada dos Estados Unidos em Brasilia. O sucessor de Richard Reiter é tão simpático como ele. Encerrando essa parte tivemos um toast com o vinho from Califórnia, Woodbridge.

Victoria, Roderick e Phoebe Reiter (Foto: Fernando Machado)

Depois só deu Maestro Spok e orquestra que abriram o show tocando When the Saints come marching in e depois mais jazz. Parecia que estava ouvindo Louis Armstrong, Duke Ellington, Miles Davies e Billie Holiday. E como tem disse Richard Reiter, como estávamos em Pernambuco, o Maestro Spok atacou de frevo, iniciando com Canhão 75, Voltei Recife e Madeira que Cupim não rói e, claro com Vassourinhas, hino do Carnaval do Recife.

Yasuhiro Mitsui, Saulo Farias e Sheila (Foto: Fernando Machado)

E sabe como terminou a festa como uma ciranda. Até John Barrett ensaiou alguns passos. O cardápio foi de se tirar o chapéu. Tinhamos uma ilha da Doce Engenho e outra da Devry/FBV, onde se podia degustar um prato típico de New Orleans, o jambalaia (frango, língua, calabresa, cebola, pimentão, alho, pimenta e arroz), além de pudim de pão. O Sheraton serviu o famoso sanduiche Muffaletta e Bread uísque pudding. A Walmart doou muffins e a Kelloggs sucrilhos. Quando os convidados deixaram o local recebiam um gift bags.

Joana Cavalcanti, Katrina Emery, Matt David e Patrícia Menge (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !