Fernando Machado

Clementina Duarte: a diva da moderna joia brasileira

Fana Mendonça e Clementina Duarte (Foto: Fernando Machado)

Quinta-feira o bonito apartamento da Avenida Boa Viagem, da senhora Fana Mendonça, virou uma joalharia e que joalharia. É a Clementina Duarte fez um showroom de suas peças para um pequeno grupo de amigas, naquele maravilhoso espaço. O projeto de Carlos Augusto Lira foi valorizado ainda mais as 150 jóias da joalheira. Numa mesa apenas ouro e prata e na outra as jóias de ouro com rubis, rubilita, esmeraldas, turmalina Paraíba, e águas marinha.

Nizete Abdenor Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Marta Freire e Clementina Duarte (Foto: Fernando Machado)

Uma decoração simples, mas de um bom gosto notável. Arranjos de gypsophila, também conhecida como Carinho de Mãe, folhagens de bambo. O bufê foi grifado pela Arcádia, além de canapés, destaque-se o salmão maçaricado. Os pasteis de festas era de a gente comer rezando para Nossa Senhora de Fátima. Tudo isso regado com espumante italiano Cave des Rois, elaborado com as clássicas uvas dos champanhes franceses, Pinot Noir e Chardonay na Região do Vêneto.

Suely Miranda (Foto: Fernando Machado) 

Andrea Mendonça Menezes e a filha Beatriz (Foto: Fernando Machado) 

Muitas mulheres elegantes tiveram a oportunidade de assistir a exibição de um vídeo sobre Clementina Duarte, elaborado pela produtora Malu Viana. No filme, por sinal, excelente, Clementina fala de sua vida profissional. Também estavam no encontro o marido Nelson Franca Ribeiro e a filha Isabel Duarte. A anfitriã Fana em grande noite, recebia as convidadas ao lado das filhas Andréa Menezes, Carla Cavalcanti e Isabela Coutinho.

 

Isabel Duarte (Foto: Fernando Machado)

Mary e Sandra Cantarelli  (Foto: Fernando Machado)

Informação importante: Clementina Duarte é arquiteta e estudou design em Paris, Londres e Helsinque. A International Jeweler Magazine a considera uma das melhores designers de jóias da atualidade. Já expôs em galerias de arte, museus e das principais cidades europeias e norte-americanas. No seu ateliê, nos Jardins em São Paulo, guarda prêmios de Melhor Design de Joias da XI Bienal de São Paulo, da I Bienal Brasileira de Design e da Fine Jewelry Designer da revista Executive Jeweler, de Nova Iorque.

Célia Batista (Foto: Fernando Machado)

Socorro Vilaça Rodrigues  (Foto: Fernando Machado)

Sua filha Beatriz Duarte, que é desenhista industrial e estudou artes plásticas nos Estados Unidos, trabalha em parceria com Clementina Duarte, aplicando seu conhecimento em todo o processo de criação e produção de jóias. Em 1967, as suas jóias foram lançadas em Paris, durante o desfile Primavera-Verão do estilista Pierre Cardin. Não esquecer que Clementina Duarte nestes 45 anos como joalheira, escreveu o livro A Arte e o Design da Joia Moderna Brasileira, editada pela jornalista norte-americana Cynthia Unninayar.

Taciana Vilaça Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !